11/05/23 16h33

InvestSP apoiará governos locais para acelerar a chegada do 5G ao estado de SP e na atração de investimentos pelas cidades paulistas

Temas foram debatidos durante o 65º Congresso Estadual de Municípios, realizado em Ribeirão Preto

InvestSP

A InvestSP, agência de promoção de investimentos do estado de São Paulo, vai apoiar as cidades paulistas para acelerar a chegada da internet 5G, incentivar a adoção de inovações tecnológicas na gestão pública e atrair novos investimentos, com foco na melhoria da qualidade de vida das pessoas e na geração de emprego e renda. Os temas foram destaque durante o 65º Congresso Estadual de Municípios, organizado pela Associação Paulista de Municípios (APM) e que termina nesta quinta-feira (11), em Ribeirão Preto.

Em um dos painéis, a InvestSP apresentou o programa TecnoCidades, criado pela agência e pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo (SDE) para incentivar a adoção de soluções tecnológicas nos municípios. A primeira frente de trabalho, que já está em andamento, tem como foco acelerar a chegada do 5G às cidades paulistas. Para isso, a InvestSP dará apoio aos gestores locais para que eles possam atualizar as leis municipais de antenas e atrair os investimentos necessários em infraestrutura.

Isso porque o 5G, que vai oferecer uma navegação até 100 vezes mais rápida, exige um número de antenas até 10 vezes maior que o 4G e novas regras para a instalação desses equipamentos pelas operadoras de telecomunicações. Para levar informações aos gestores locais e acelerar o processo, a InvestSP deu início, no mês passado, a uma série de seminários sobre 5G, que serão realizados em todas as regiões do estado. Depois, com as cidades conectadas, o programa mapeará as principais demandas dos municípios e buscará soluções inteligentes e inovadoras mais adequadas em áreas como como saúde, mobilidade, segurança e educação.

“Nosso esforço é para sensibilizar os gestores municipais para que invistam em tecnologia como instrumento de transformação de suas cidades em ecossistemas tecnológicos e inteligentes, o que representa mais qualidade de vida e desenvolvimento sustentável dos municípios”, disse a vice-presidente executiva da InvestSP, Estella Dantas.

Outro tema abordado pela agência foi a atração de investimentos focados em ESG - sigla usada para se referir às melhores práticas sociais, ambientais e de governança – para os municípios paulistas, uma das prioridades da InvestSP, seguindo as trilhas de desenvolvimento definidas pela SDE. A ideia durante o evento foi mostrar aos gestores locais os caminhos para que eles criem condições favoráveis para esse tipo de projeto e reafirmar o apoio da agência.

O coordenador de Projetos da InvestSP, Caio Cristófalo, explica que as empresas atendidas têm buscado, cada vez mais, municípios com valores ESG na hora de escolher um local para investir: “às vezes, a diferença de localização é pequena e o que conta no final é a sinergia entre os valores da empresa e do município, o que ele oferece em termos de organização, de respeito ao meio ambiente, imagem, cumprimento da legislação trabalhista e projetos sociais. Os municípios precisam estar atentos porque pode ser um fator diferencial na hora de atrair investimentos”.