04/07/25 11h36

InvestSP apresenta oportunidades de investimentos a empresas indianas

InvestSP

A InvestSP, agência de promoção de investimentos vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo (SDE), recebeu, na última quarta-feira (2), na capital paulista, uma comitiva com cerca de 40 empresas da Índia interessadas em investir em São Paulo. As companhias atuam em setores como: têxtil, tecnologia, agronegócio, farmacêutico, químico, engenharia e automotivo. O encontro contou com apoio do Consulado Geral da Índia em São Paulo e da Câmara de Comércio Índia Brasil (CCIB).

O objetivo foi apresentar oportunidades de negócios para empresas indianas em São Paulo, demonstrar como SDE e InvestSP podem apoiar companhias que querem se instalar no estado e promover São Paulo como um dos principais centros de negócios do BRICS, grupo que conta com Brasil, Índia e mais nove países e cujos membros se reúnem nesta semana, no Rio de Janeiro.

“São Paulo conta com a melhor infraestrutura do Brasil, com logística privilegiada, oferta de energia limpa e um ecossistema de inovação robusto, com centros de pesquisa e universidades de ponta, o que garante mão de obra qualificada e todos os recursos necessários para promover a inovação, uma das marcas das empresas indianas”, disse a diretora de Relações Internacionais e Comércio Exterior da InvestSP, Julia Saluh.

Além de atrair novos investimentos, a InvestSP quer ampliar as exportações de São Paulo para a Índia, maior mercado consumidor do mundo, com cerca de 1,4 bilhão de habitantes. Foram identificadas cerca de 400 oportunidades para produtos brasileiros no mercado indiano, que podem ser trabalhadas pela área internacional da InvestSP.

Além da sede em São Paulo, a agência conta com escritórios na Ásia, no Oriente Médio, na América do Norte e na Europa, que atuam, entre outras coisas, para facilitar o acesso de empresas paulistas a esses mercados.

No ano passado, a Índia foi o 6º maior parceiro comercial de São Paulo. Dados da Secretaria de Comércio Exterior, do Governo Federal, indicam que a corrente de comércio entre paulistas e indianos (exportações + importações) foi de US$ 4,2 bilhões.