22/11/21 09h45

InvestSP assessora Brasil Terminal Portuário em processo de compensação ambiental

InvestSP

A Brasil Terminal Portuário (BTP), empresa de operação portuária, investiu cerca de R$ 1,5 milhão na aquisição de uma área verde de 283.500 m² em Bertioga. Ela será utilizada como compensação florestal relativa ao espaço onde hoje está instalado o terminal da companhia, no Porto de Santos. 

A InvestSP assessorou a BTP durante o processo de compensação florestal junto à CETESB. “O mundo está passando por uma transformação na maneira de fazer negócios. O respeito ao meio ambiente é uma questão central para todos os setores empresariais. São Paulo tem uma legislação ambiental avançada e clara. A InvestSP auxilia as empresas para que elas implementem as ações de ESG necessárias para a condução de seus empreendimentos no estado de SP”, disse o presidente da InvestSP, Gustavo Junqueira.

A BTP está localizada na margem direita do Porto de Santos, em uma área de aproximadamente 430 mil m² e com capacidade de movimentação anual de 1,5 milhão de TEUs. A empresa tem um histórico de investimentos com respeito ao meio ambiente. De 2009 a 2012, a BTP realizou um processo de remediação ambiental na área em que começou suas atividades em 2013, tendo investido um capital inicial da ordem de US$ 800 milhões no empreendimento.

Em julho deste ano, a BTP implementou um projeto importante rumo ao desenvolvimento sustentável da sua atividade no Porto de Santos. A empresa adquiriu o Certificado Internacional de Energia Renovável (I-REC), um reconhecimento que garante a utilização de energia renovável pelas empresas. Isso significa que 100% da energia utilizada para o funcionamento da BTP é limpa, oriunda de fontes renováveis. 

“A BTP pratica o respeito ao meio ambiente desde a sua concepção e a sustentabilidade segue como norteador estratégico do nosso negócio, sendo um valor corporativo fundamental”, conta Ricardo Arten, CEO da BTP.