11/02/21 09h18

InvestSP e Prefeituras da Baixada Santista anunciam atuação conjunta para criação de novo plano de atração de investimentos

InvestSP

A InvestSP assinou nesta quarta-feira (10) um protocolo de entendimentos com nove prefeituras da Baixada Santista para colaboração na atração de investimentos para a região.

A Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade e as prefeituras de Bertioga, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande, Santos e São Vicente passarão a atuar, com apoio de entidades do setor privado, para a elaboração de um plano macro de atração de investimentos para a Baixada Santista.

O acordo com os municípios prevê a conjugação de esforços entre todos os entes envolvidos visando resultados práticos, como a identificação de gargalos que dificultam os investimentos e o mapeamento das vocações já existentes e que ainda podem ser exploradas.

“A Baixada Santista sempre foi uma região de protagonismo no Estado de São Paulo. Nesse momento estamos concretizando uma parceria com as prefeituras para dar ainda mais ênfase à grande capacidade econômica da região”, comentou Wilson Mello, Presidente da InvestSP.

Com a missão de detectar oportunidades de investimentos e seguir no fortalecimento da região, o programa que está sendo discutido propõe a articulação entre os diferentes atores do governo do Estado, Prefeituras Municipais e setor privado para endereçar questões relativas à competitividade da área e atrair investimentos que gerem renda e emprego para a região.

O protocolo foi assinado na tarde desta quarta-feira (10) em evento que contou com a participação dos Secretários Marco Vinholi e Patricia Ellen. Também estiveram presentes representantes do setor privado, que, a exemplo de Jarbas Marques, presidente do LIDE– Grupo de Líderes Empresariais do Litoral Paulista, já demonstraram apoio à iniciativa.

"É muito importante retomarmos este trabalho de desenvolvimento e integração regional. Os polos de Desenvolvimento Econômico já traduzem esse olhar regionalizado na Baixada, que conta com alguns polos na região, como o Metal-Metalúrgico e Logístico, além de ter uma atividade tecnológica muito grande. Passo fundamental para a retomada de emprego e renda sustentável, com muita renovação, investimento em tecnologia de ponta e oportunidades de trabalho para toda população” destacou Patricia Ellen, Secretária de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo.

O Secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, que faz a articulação com os municípios e aproximou a regionalização da parceria com a Baixada Santista, também exaltou a iniciativa. “A retomada econômica pós-pandemia se dará com novas iniciativas, parcerias e investimentos. Esse é um caminho importante para a Baixada Santista formalizado aqui hoje.”