08/11/22 13h51

InvestSP e Voz dos Oceanos firmam convênio para desenvolver a agenda ESG no estado de São Paulo

Acordo foi assinado durante missão empresarial para a Web Summit, a maior feira de inovação e tecnologia do mundo, realizada em Portugal

InvestSP

A InvestSP (Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade) e o Instituto Voz dos Oceanos assinaram na sexta-feira (4), durante a Web Summit, a maior feira de inovação e tecnologia do mundo, realizada em Lisboa (Portugal), acordo para desenvolver e ampliar, no estado de São Paulo, a agenda ESG. A sigla se refere à adoção das melhores práticas ambientais, sociais e de governança, que têm ganhado espaço no cenário econômico e já se tornaram diferenciais competitivos para empresas do mundo todo, uma vez que parceiros comerciais e consumidores cada vez mais dão preferência para marcas que respeitam a natureza ou promovem a igualdade no ambiente de trabalho, por exemplo.

O objetivo da parceria é acelerar a transição para uma nova economia, mais verde e justa, com melhora da qualidade de vida das pessoas, preservação de recursos naturais e garantia de um estado economicamente competitivo, capaz de se adequar às demandas dos mercados mais exigentes – inclusive com o uso da tecnologia, da criatividade e o desenvolvimento de novas soluções, o que justifica a assinatura do acordo durante a Web Summit.

Empresas apoiadas pela InvestSP – que oferece assessoria gratuita em áreas como meio ambiente, tributação e infraestrutura para quem quer investir em São Paulo – receberão suporte da Agência e do Instituto Voz dos Oceanos – que atua internacionalmente para conscientizar, engajar, combater e buscar novas soluções contra a poluição dos oceanos – para adoção ou implantação de iniciativas com foco em ESG.

Outro ponto de destaque fica por conta dos escritórios da InvestSP na América do Norte, na Europa, na Ásia e no Oriente Médio, que atuarão na articulação junto a organizações e empresas estrangeiras em busca de soluções e investimentos focados em ESG, além de promoverem os avanços de São Paulo no mercado internacional. O acordo ainda prevê a troca de conhecimento entre a Agência e o Instituto Voz dos Oceanos, treinamentos e ações de comunicação para promover a agenda ESG, assim como o mapeamento de oportunidades de negócios com foco em sustentabilidade, por exemplo.

“É um projeto pioneiro que usará tecnologia, inovação e criatividade para promover a sustentabilidade, a preservação do planeta e o bem-estar da humanidade, além de ser mais um caso no qual o Governo de SP sai na frente em busca de novas formas de melhorar a vida das pessoas. A ideia é não apenas mostrar para as empresas a importância da adoção da agenda ESG, mas também ajudar a tirar as ideias do papel e na implantação das melhores práticas”, diz o presidente da InvestSP, Antonio Imbassahy.

“A Assembleia de Meio Ambiente da ONU avançou com os debates para um tratado global para frear a poluição plástica e foi encerrada com a aprovação de uma resolução histórica. A Nova Economia do Plástico vem aí e nossa Voz dos Oceanos também vem fazendo a sua parte junto aos setores público e privado! Além de abrir importantes debates com secretários municipais, vice-prefeitos e prefeitos, também fomos a motivação para compromissos públicos com ações voltadas à preservação e à conservação ambiental em regiões como o Litoral Norte de São Paulo. A parceria com a InvestSP impulsionará ainda mais nossa atuação junto a potenciais agentes da transformação, seja de instituições públicas ou da iniciativa privada”, conta o diretor-geral da iniciativa Voz dos Oceanos, João Amaral.

A expectativa é que a parceria a e ampliação da agenda ESG em São Paulo ainda contribuam para que o estado atinja as metas das campanhas Race to Zero e Race to Resilience, das Nações Unidas, que buscam o engajamento de governos, empresas, investidores, acadêmicos e lideranças da sociedade civil para zerar as emissões líquidas de gases de efeito estufa até 2050.

 

Sobre a InvestSP

A InvestSP (Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade) é uma organização social (OS) ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo e a porta de entrada de empresas que desejam se instalar - ou expandir suas atividades – no estado.

Com o objetivo de promover desenvolvimento econômico e inovação, a agência fornece informações estratégicas que ajudam investidores a encontrar os melhores locais para seus negócios e presta, gratuitamente, assessoria ambiental, tributária e de infraestrutura, facilitando o relacionamento das empresas com instituições governamentais e concessionárias de serviços públicos.

Também faz parte da missão da InvestSP incentivar as exportações e promover São Paulo no mercado externo. A agência mantém quatro escritórios no exterior - em Xangai, Dubai, Munique e Nova York -, que auxiliam as empresas do estado em seus processos de internacionalização.

 

Sobre o Instituto Voz dos Oceanos

Instituto responsável por ações da iniciativa Voz dos Oceanos, liderada pela Família Schurmann e que inclui uma expedição – com o apoio global do Programa da ONU para o Meio Ambiente (PNUMA) – para conscientizar a população mundial a respeito do lixo plástico nos oceanos. A bordo do veleiro Kat, os tripulantes partiram de Balneário Camboriú (SC), no dia 29 de agosto de 2021, e, até novembro de 2023, passarão por cerca de 65 destinos nacionais e internacionais, entre Brasil e Nova Zelândia – onde concluem a jornada.

A jornada – que também conta com a Plastic Soup Foundation entre seus apoiadores internacionais – tem o intuito de testemunhar e registrar a poluição nos mares e navegar em busca de soluções inovadoras para combater esse problema. O objetivo final desta iniciativa do Brasil para o mundo é conscientizar e engajar as pessoas ao redor do planeta para a necessidade de ações urgentes para a preservação das águas.

Voz dos Oceanos aposta ainda em quatro pilares de atuação – Arte, Ciência, Educação e Inovação – para alcançar uma transformação efetiva. Entre os parceiros dessas vertentes destacam-se instituições brasileiras renomadas, como Universidade de São Paulo (USP) e Universidade do Vale do Itajaí (Univali), e parceiros internacionais, como a disruptiva Searious Business, que, ao lado da Voz dos Oceanos, ajuda as empresas a encontrar alternativas para modelos de negócios mais sustentáveis, minimizando ou eliminando os impactos de produtos e embalagens no meio ambiente.