10/08/21 09h11

InvestSP em Xangai completa 2 anos e consolida a parceria entre paulistas e chineses no cenário global

O escritório inaugurado em agosto de 2019 na China foi uma ação pioneira na paradiplomacia brasileira

InvestSP


Em agosto, o escritório internacional da InvestSP em Xangai comemora o segundo ano de sua operação. Instalado no coração econômico da cidade chinesa, ele foi o marco de uma nova estratégia de atuação da agência paulista, que passou a assessorar empresas de São Paulo na sua internacionalização e na atração de investimentos chineses para o estado.

A InvestSP China celebra os dois anos de funcionamento com mais de 30 empresas associadas em seu portfólio. Desde o início de suas atividades em Xangai, a InvestSP trabalha no fortalecimento e ampliação de transações comerciais com a China e no estreitamento das relações institucionais em múltiplos setores.

Atualmente, o gigante asiático é o principal parceiro comercial do estado de São Paulo. No primeiro semestre de 2021, a corrente de comércio entre paulistas e chineses alcançou o valor de US$ 10,8 bilhões. Para contribuir no aprofundamento da pauta de negócios, o escritório de Xangai desenvolveu serviços que atendem às empresas em suas estratégias de conquista do mercado chinês e na busca por insumos para a indústria paulista.

Os serviços prestados englobam, por exemplo, a preparação das empresas para atuarem na China, identificação de parceiros e investidores, organização de encontros com integrantes do mercado chinês e monitoramento de oportunidades de negócios. Na frente de internacionalização os empresários podem receber apoio para a abertura de empresa na China, produção de estudos setoriais e apoio em suas ações em redes sociais. A equipe do escritório também realiza um mapeamento ativo de possíveis investidores interessados em investir em São Paulo, desempenhando atividades de relações governamentais.

“A abertura do escritório da InvestSP em Xangai foi uma ação muito importante do governo do estado de São Paulo. Uma iniciativa que mostra que acreditamos na diplomacia comercial para intensificar os negócios entre empresas paulistas e da Ásia, especialmente as chinesas. Hoje comemoramos os dois anos de atividade do escritório, projetando um longo caminho de sucesso nas relações entre São Paulo e China” afirmou o presidente da InvestSP, Gustavo Junqueira.

Inaugurado seis meses antes do início da pandemia em solo brasileiro, o escritório desempenhou papel importante de apoio e coordenação para o combate da Covid-19 no Brasil, por meio do suporte institucional e doações de EPIs vindas de diversas províncias, como Chongqing. Além de ter tido um papel fundamental na aproximação do instituto Butantan e o laboratório Sinovacpara o fornecimento de insumos e produção da Coronavac em São Paulo.

“Realizamos um trabalho pioneiro aqui na China. São Paulo foi o primeiro estado brasileiro a abrir um escritório de representação paradiplomática no exterior. Para se fazer negócios na Ásia é essencial um canal de confiança, e nossa equipe tem se esforçado para aproximar cada vez mais chineses e paulistas” disse o diretor do escritório em Xangai, José Mario Antunes.

O sucesso da representação paulista na China, ajudou a InvestSP no desenvolvimento da sua rede de apoio à internacionalização das empresas de São Paulo. A agência também estabeleceu representações em Dubai e Munique. Em novembro deste ano, será aberto a quarto escritório internacional da InvestSP em Nova Iorque nos Estados Unidos.