01/07/19 15h09

InvestSP realiza simpósio sobre exportação de produtos paulistas

Simpósio SP Export traçou estratégias para fomentar a internacionalização de empresas paulistas

InvestSP

 

A InvestSP realizou nessa segunda-feira, 1º de julho, o Simpósio SP Export. O evento reuniu instituições de apoio à exportação e teve como objetivo levantar as principais ações que podem ser colocadas em prática no curto prazo e que terão impacto positivo nas exportações paulistas.

Dentre as 30 instituições convidadas estiveram presentes o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (APEX-Brasil), a Desenvolve SP, e outras 20 instituições. Durante o encontro, os participantes opinaram sobre formas de aumentar a eficiência das exportações e como transformar expectativas em ações.

O simpósio teve início às 9h, com um café de recepção, seguido pela abertura do evento, realizada pelo vice-presidente da InvestSP, Torquato Jardim, que fez uma introdução sobre o evento, falando sobre a importância de São Paulo nas exportações do pais, além de pontuar que a expansão do comércio internacional é uma pauta importante para a InvestSP.

Após a abertura, o evento contou com palestras  sobre estratégias e experiências de exportação. As analistas de promoção de exportações da InvestSP, Laura Barbosa e Natália Muto, falaram sobre estratégias de exportação do Governo do Estado de São Paulo. A diretora do Núcleo de Atendimento Tecnológico a Micro e Pequenas Empresas do IPT, Mari Katayama, apresentou o papel das exportações como estratégia do Estado na geração de receita e empregos. O sócio diretor da Tec Mobile, Evandro Barros, dividiu sua experiência de exportação e internacionalização da empresa.

Por fim, foram discutidas formas de colocar projetos em prática através de parcerias entre a InvestSP e as instituições presentes. A discussão se baseou em uma análise comparativa entre as ações planejadas pela Agência e as propostas pelos participantes do evento.