10/03/09 11h29

IPI menor gera venda adicional de 80 mil carros

Valor Econômico - 10/03/2009

A redução na alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) sobre os carros novos, em vigor desde dezembro, foi responsável pela venda de 60 mil a 80 mil veículos no primeiro bimestre deste ano, segundo o presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Jackson Schneider. Esse volume representa entre 15% e 20% do total vendido no período. Apesar do incentivo, a comercialização de 396,82 mil unidades nos dois primeiros meses do ano ficou 4,6% abaixo daquela verificada em igual intervalo de 2008, quando os efeitos da crise mundial ainda não eram sentidos no mercado brasileiro. Em setembro do ano passado, quando as vendas de veículos passaram a experimentar quedas mensais importantes, o governo decidir implementar o alívio fiscal, que derrubou os preços dos carros entre 5% e 7%. Caso as vendas mantenham o ritmo em março, a alíquota menor terá resultado em vendas adicionais de até 120 mil unidades durante o primeiro trimestre, prevê a Anfavea. No entanto, já existe a expectativa de uma nova guinada para baixo, uma vez que o IPI está previsto para voltar aos patamares originais a partir de 1º de abril. Na avaliação de Schneider, o fim do incentivo deverá resultar em recuo nas vendas em patamares parecidos com os observados quando da implementação da medida, ou seja, algo entre 15% e 20%. Ele garantiu que a entidade não trabalha com a hipótese de prorrogação, apesar de a possibilidade já ter sido admitida por setores do governo. A produção doméstica de veículos no mês passado caiu 20,6% em relação ao mesmo mês do ano passado, resultado um pouco melhor do que o de janeiro, quando 27,6% menos carros foram fabricados em comparação com janeiro de 2008. Segundo Schneider, os altos estoques influenciaram no ritmo de produção, mas a principal causa foi a forte queda das exportações.