15/12/20 10h51

IQA certifica Hyundai Motor Brasil com Selo AutoRetorno

Planta de Piracicaba (SP) atendeu todos os protocolos de Saúde e Segurança necessários para o retorno das atividades. Montadora sul-coreana foi certificada tanto nas áreas administrativas quanto produtivas. Certificação coroa os esforços da marca na preve

Jornal de Piracicaba

Dez. 11, 2020 – O IQA – Instituto da Qualidade Automotiva acaba de certificar a Hyundai Motor Brasil (HMB), instalada em Piracicaba (SP), com o Selo AutoRetorno IQA, que assegura a retomada da produção e demais atividades administrativas da montadora, com total eficácia e garantia das operações, ao evitar a propagação do vírus da Covid-19, o absenteísmo e a perda da força de trabalho.

Com rígidos protocolos de saúde e segurança, a planta de Piracicaba da HMB conquistou com louvor o Certificado AutoRetorno IQA, e não apresentou nenhuma não conformidade durante os dois dias de auditorias realizadas nas áreas administrativas e produtivas da montadora. “Eles apresentaram um processo muito robusto em saúde e segurança do trabalho, e isso possibilitou a obtenção da certificação sem nenhum problema”, afirma Sergio Ricardo Fabiano, gerente de Serviços do IQA.

Ao decidir retornar as atividades, em 13 de maio, a Hyundai passou a contar com protocolos de saúde e segurança para priorizar o bem-estar de funcionários, das comunidades em que atua, de clientes e de parceiros, com o desenvolvimento de mais de 160 ações para evitar a contaminação da Covid-19 no ambiente de trabalho. “Entre essas ações, eles criaram inclusive uma rádio interna, para divulgar os cuidados necessários para evitar a contaminação”, comenta Fabiano.

“A certificação do IQA com o Selo AutoRetorno é um reconhecimento muito importante para a marca e reflete todo o cuidado da Hyundai com a saúde e a segurança dos seus funcionários e prestadores de serviço. Desde o início da pandemia da Covid-19 tivemos como objetivo principal a criação de um ambiente de trabalho adequado para evitar que, neste momento tão peculiar, algo pudesse prejudicar o que temos de mais precioso, que são as pessoas que trabalham na empresa”, afirma Ricardo Martins, vice-presidente administrativo da Hyundai Motor Brasil.

AutoRetorno IQA
O AutoRetorno IAQ é um serviço que visa garantir retorno seguro dos colaboradores internos e externos das empresas do setor automotivo (montadoras, fabricantes de autopeças, distribuidores, varejistas e oficinas de reparação automotiva), para qualquer situação de interrupção temporária do processo produtivo, como a pandemia da Covid-19, uma mudança ou reforma das instalações, retorno de férias, entre outras.

O AutoRetorno disponibiliza uma metodologia de avaliação da conformidade baseada em risco, e direciona às boas práticas de saúde, segurança e eficácia das operações. Entre os escopos do AutoRetorno está a definição e validação dos protocolos de saúde e segurança. Para isso, o programa conta com a parceria do Sírio-Libanês, por meio da área de Consultoria ‘em Saúde, que também disponibilizará treinamento e capacitação de pessoal sobre medidas preventivas contra a Covid-19, programa de saúde corporativa, telemedicina, medicina diagnóstica preventiva e testes laboratoriais.

Boas práticas
Ao aderir ao AutoRetorno, a empresa passa por um processo de consultoria que resulta em um Guia de Boas Práticas de Saúde, Segurança e Eficácia das Operações desenvolvido em conjunto com o IQA e Sírio-Libanês. Totalmente personalizado e customizado, o guia define os principais parâmetros para garantir a operação da organização, evitar a propagação do vírus da Covid-19, o absenteísmo e perda da força de trabalho.

No guia, são definidos itens como grupos de riscos, procedimentos de higienização, requisitos de distanciamento, atividades de home office, triagem no início de turno, fornecimento de refeições, estabelecimento de barreiras físicas, validação de setup de produção, planos de contingência, treinamento e capacitação, entre outros objetivos.

Certificação
Após implementado o Programa AutoRetorno, a empresa passa por um processo de certificação, com emissão de um Certificado de Conformidade, com a realização de auditoria presencial para verificar a eficácia do sistema implementado de saúde e segurança, avaliação da eficácia da abordagem de riscos e da conformidade ao Guia de Boas Práticas, por meio de um aplicativo de checklist eletrônico de auditoria.

“Ao aderir ao novo serviço AutoRetorno do IQA a empresa garante tanto a segurança dos colaboradores quanto a eficácia das operações, por meio de um trabalho sistemático e robusto de análise, consultoria e certificação realizada em conjunto por duas organizações de referência nos mercados que atuam: saúde (Hospital Sírio-Libanês) e automotivo(IQA)”, afirma Alexandre Xavier, superintendente do IQA.

Sobre o IQA
O IQA – Instituto da Qualidade Automotiva é um organismo de certificação sem fins lucrativos especializado em mobilidade. Criado em 1995 por entidades do setor e do governo, o IQA oferece soluções que fomentam a qualidade e a produtividade nos canais de produção e pós-vendas, como certificação de produtos, serviços e sistemas de gestão; treinamentos; manuais e ensaios de laboratório. É parceiro de organismos internacionais e acreditado pela CGCRE (Coordenação Geral de Acreditação) do Inmetro. Acesse o site www.iqa.org.br

Sobre a Hyundai Motor Brasil
A Hyundai Motor Brasil está presente no país desde 2012, quando inaugurou sua fábrica em Piracicaba (SP). Com 2,8 mil colaboradores, é responsável pela fabricação e comercialização da família de veículos compactos HB20, desenvolvida especialmente para o consumidor brasileiro, e do SUV compacto global Creta, este também em versão exclusiva. Em 2019, ampliou a capacidade produtiva de 180 mil para 210 mil carros ao ano e renovou completamente a linha HB20, trazendo para o segmento dos compactos itens de segurança até então inéditos, como o sistema de alerta e frenagem autônomo e o alerta de mudança de faixa. Para saber mais sobre a Hyundai e seus produtos no Brasil, acesse www.hyundai.com.br. Acompanhe também o dia a dia da marca nas redes sociais – Facebook (www.facebook.com/hyundaibr) e Instagram (www.instagram.com/hyundaibr – e no YouTube (www.youtube.com/hyundaibr).

Sobre a Hyundai Motor Company
Fundada em 1967, a Hyundai Motor Company oferece uma ampla gama de veículos e serviços de mobilidade disponíveis em mais de 200 países. Empregando aproximadamente 120 mil colaboradores em todo o mundo, a Hyundai vendeu mais de 4,4 milhões de veículos em 2019. A empresa segue aprimorando sua linha de produtos com veículos que estão ajudando a construir um futuro mais sustentável, oferecendo soluções inovadoras para os desafios da mobilidade atual. Por meio desse processo, a Hyundai procura implementar sua visão de “Progresso para a Humanidade” com soluções de mobilidade inteligentes que conectam as pessoas e propiciam um tempo de mais qualidade para seus consumidores. Mais informações sobre a Hyundai Motor Company e seus produtos podem ser encontradas em http://worldwide.hyundai.com ou http://globalpr.hyundai.com

fonte:  https://www.jornaldepiracicaba.com.br/iqa-certifica-hyundai-motor-brasil-com-selo-autoretorno/