24/11/22 11h44

Isenção do Reino Unido ao suco de laranja do Brasil eleva competitividade

Segundo cálculos da CitrusBR, a economia com a suspensão será de pelo menos US$ 5 milhões

Forbes

A suspensão pelo Reino Unido das tarifas de importação para os sucos de laranja concentrado e não concentrado do Brasil, de janeiro de 2023 até o final de 2024, deverá ajudar na competitividade do produto do Brasil, maior exportador global da commodity, disse a associação CitrusBR em nota hoje (23).

Segundo cálculos da CitrusBR, ao se considerar a média das três últimas safras, a economia no período com a isenção de tarifas será de pelo menos US$ 5 milhões. 

“Nós sabíamos que haveria uma janela para a revisão de uma série de tarifas por causa da saída do Reino Unido da União Europeia e que existia uma chance real de conseguirmos essa isenção porque não há produção de suco de laranja local…”, disse o diretor executivo da CitrusBR, Ibiapaba Netto, em nota. 

O mercado britânico é o terceiro mais importante da Europa atrás de Alemanha e França para o suco do Brasil. A União Europeia é o principal destino das exportações brasileiras, recebendo mais de 60% dos embarques. 

Segundo o diretor-executivo da CitrusBR, o cenário só não é melhor devido à restrição de oferta. 

“Neste momento vivemos um período em que a oferta de suco está muito apertada e esperamos que essa medida, que pode ser renovada, colha bons frutos ao longo dos próximos anos, aumentando ainda mais a competitividade do suco de laranja brasileiro”, afirmou. 

fonte: https://forbes.com.br/forbesagro/2022/11/isencao-do-reino-unido-ao-suco-de-laranja-do-brasil-eleva-competitividade/