24/02/16 12h59

ITA terá núcleo de inovação neste ano, diz reitor

Valor Econômico

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) vai inaugurar este ano um núcleo de inovação no Parque Tecnológico de São José dos Campos para intensificar projetos com a indústria. A instituição está expandindo a atuação do seu Centro de Competência de Manufatura (CCM), que conta com 20 projetos de empresas brasileiras nas áreas de automação da manufatura, processos e manufatura digital.

Um dos projetos em destaque, segundo o reitor Anderson Ribeiro Correia, que assume oficialmente o cargo nesta sexta-feira, é feito com a Embraer. A empresa está investindo R$ 9 milhões para automatizar a operação de junção de algumas peças das asas dos seus novos jatos, os E-Jets E2. O primeiro protótipo desses aviões, o modelo E190E2, será apresentado amanhã na sede da empresa.

"O objetivo é ganhar uma redução de tempo de 80% nas operações de solda durante o processo", disse. O ITA, segundo o reitor, já tinha desenvolvido projeto semelhante com a Embraer para a automação da montagem da fuselagem dos jatos. O projeto de automação das asas será feito nas novas instalações do CCM, dentro do Laboratório de Automação e Manufatura (LAM).

A Petrobras quer aplicar essas tecnologias de automação para a construção de reservatórios de óleo e gás de grande porte.

Novos processos de manufatura estão sendo desenvolvidos pelo ITA com a empresa brasileira Akaer, parceira da sueca Saab no desenvolvimento do caça supersônico Gripen NG para a Força Aérea Brasileira (FAB). "Nossos alunos e pesquisadores trabalharão em conjunto com a Akaer nesse projeto dentro da empresa", diz Correia.

Pesquisadores da área de engenharia aeronáutica da universidade sueca de Linköping e do KTH Royal Institute of Technology estão trabalhando no ITA para transmitir conhecimentos sobre aviação de caça, relacionados a aeronave Gripen e às novas gerações de caças que entrarão em serviço até 2030. Dois professores do ITA foram à Suécia para fazer intercâmbio nessa área no âmbito do programa dos caças", disse o reitor.