18/11/21 12h11

IZ e APTA Regional oferecem capacitação online em sistemas integrados de produção agropecuária e recuperação de áreas com pastagens degradadas

Ao todo, 400 técnicos e pesquisadores participam do treinamento

Secretaria de Agricultura e Abastecimento do estado de São Paulo

O Instituto de Zootecnia (IZ-APTA) e a APTA Regional, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, realizam capacitação online em recuperação de áreas de pastagens degradadas e sistemas integrados de produção agropecuária a 400 técnicos da Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável (CATI-CDRS), pesquisadores científicos da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA) e integrantes de entidades participantes do Grupo Gestor do Plano ABC (Plano Estadual de Mitigação e de Adaptação às Mudanças Climáticas para a Consolidação de uma Economia de Baixa Emissão de Carbono na Agricultura). A capacitação ocorre até 10 de dezembro. Nesse mês de novembro a Secretaria de Agricultura e Abastecimento comemora seus 130 anos. 

O treinamento é realizado por meio de convênio firmado entre a Secretaria de Agricultura e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), destinado à transferência de tecnologia em temas de relevância e de importância econômica para o agronegócio paulista e brasileiro. 

"A importância desse treinamento é que conseguimos levar informações e atualizações para os extensionistas da Secretaria de Agricultura. Os temas abordados vão ao encontro da proposta do Plano ABC. A ideia é que ampliemos os conhecimentos e adoção de sistemas de produção sustentáveis e resilientes no Estado de São Paulo", afirma Cristina Maria Pacheco Barbosa, pesquisadora do IZ. 

Ao todo, serão 15 horas de aulas, aproximadamente, realizadas por pesquisadores da SAA e instituições parceiras, que têm expertise na área de recuperação de pastagens e sistemas integrados de produção agropecuária. 

Sistemas integrados e recuperação de pastagens 

Estima-se que o Brasil tenha cerca de 130 milhões de hectares com pastagens degradadas, que necessitem de alguma intervenção para reverter o estado que se encontram. Os Sistemas Integrados de Produção são ideais para esses trabalhos, já que preveem o cultivo de pasto integrado com produtos agrícolas e até mesmo florestas. O Brasil conta hoje com cerca de 17,4 milhões de hectares com sistemas integrados de produção agropecuária. 

Com esses sistemas, é possível que os produtores consigam até três safras em uma mesma área, não sendo necessário abrir novas áreas de produção. De acordo com os pesquisadores, seu principal benefício é a recuperação de pastagem, essencial para fornecer os nutrientes necessários à alimentação animal e evitar processos de degradação, como a erosão. 

Os Sistemas permitem, por exemplo, a inserção de soja e eucalipto em uma área que antes era usada exclusivamente para pastagem, trazendo melhorias das condições de solo e intensificação da atividade. 

fonte: https://agricultura.sp.gov.br/noticias/iz-e-apta-regional-oferecem-capacitacao-online-em-sistemas-integrados-de-producao-agropecuaria-e-recuperacao-de-areas-com-pastagens-degradadas/