16/08/22 13h40

Jacareí inaugura novo espaço no Centro de Inovação e lança programa ‘Incubadora da Moda’

Prefeitura de Jacareí

Com a presença de profissionais do setor têxtil, empresários e autoridades municipais, a Prefeitura de Jacareí inaugurou, na noite de quarta-feira (10), mais um programa de qualificação para o ramo da moda. Nomeado ‘Incubadora da Moda’, o novo programa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico é uma etapa além do ‘Gestores da Moda’ – que já está consolidado no município e formou 169 pessoas, entre homens e mulheres, oferecendo mão de obra qualificada para as empresas, e criando novos empreendedores. 

Com essa nova etapa, a ideia é que esses profissionais do setor têxtil, que já passaram pelo ‘Gestores da Moda’, formem uma cadeia produtiva, para promover ações para aceleração de Arranjos Produtivos Locais (APLs), desenvolvimento de mecanismos que permitam apresentar soluções às demandas da iniciativa privada, Poder Público e terceiro setor, por meio do fomento à criação de grupos produtivos, cooperativas e associações de costura. 

“Estamos promovendo o desenvolvimento e a aceleração de projetos e empresas ligadas à moda, corte e costura, para tornar a cidade uma referência na área, além de promover a qualificação de mão de obra, criação de trabalho e renda, e oportunidades”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico de Jacareí, Luís Fernando Massari. 

Espaço 

Todo o programa, seja nas aulas práticas ou teóricas, será realizado no Centro de Inovação e Empreendedorismo de Jacareí (Ciej), localizado no Centro Empresarial Lavalpa, em um espaço que favorece a troca de experiências entre os profissionais instalados na incubadora, com estação de trabalho, infraestrutura e internet, sem custos, além de receberem capacitação de gestão. 

Início 

A primeira turma do ‘Incubadora da Moda’ já está fechada. As inscrições foram realizadas durante o segundo semestre de 2021, e fechou com 15 participantes. Esses profissionais, que também já passaram pelo programa ‘Gestores da Moda’, iniciarão as aulas no dia 18 de agosto. 

Durante o período de incubação, eles passarão por três fases: 

Instalação do Projeto: fase de instalação na incubadora e início do desenvolvimento de produtos.

Desenvolvimento do Projeto: fase de desenvolvimento técnico e financeiro, e início da comercialização, bem como fortalecimento do empreendimento, posicionamento, estruturação, contratação e gestão de pessoas.

Graduação: fase na qual deve ter início o processo de transferência da empresa para instalações próprias.

“Durante o período que estiverem na incubação, eles receberão capacitação de como trabalhar com associativismo e cooperativismo, como organizar sua produção, como formar o preço de venda, compras públicas e workshops de estratégias para criação de produtos e técnicas de vendas consultivas”, completou a coordenadora do programa, Daniela Cambuzano. 

fonte: https://www.jacarei.sp.gov.br/jacarei-inaugura-novo-espaco-no-centro-de-inovacao-e-lanca-programa-incubadora-da-moda/