18/05/09 10h22

JBS e Bertin apostam suas fichas no mercado interno

DCI - 18/05/2009

Prevendo a recuperação do setor de carne bovina, a JBS Friboi e o Grupo Bertin lançam estratégias para ganhar espaço no mercado interno. Com alta de 4.777% no prejuízo trimestral, motivada por perdas no exterior, a JBS aposta nas vendas domésticas para retomar a expansão no 2º trimestre.

Segundo Joesley Mendonça Batista, presidente da companhia, o cenário no Brasil é favorável porque há a ajuda do câmbio, redução de empresas competidoras e recuperação do rebanho. Além disso, a empresa espera se beneficiar da antecipação que fez quanto ao redirecionamento de carne para o mercado interno. Segundo o executivo, o volume de abate no mercado interno tem crescido. Para a companhia, que iniciou o ano utilizando apenas 55% da sua capacidade instalada, a meta é encerrar o trimestre vigente com 80% desse potencial.

O Frigorífico Bertin, segundo maior do País, também quer ampliar ainda mais sua participação no mercado interno. Para consolidar a marca junto ao consumidor final, a empresa investiu R$ 40 milhões (US$ 19 milhões) em marketing e irá lançar 83 produtos a partir de agosto. Segundo Marcos Scaldelai, diretor de Marketing da Bertin, as novas linhas serão compostas por 70 produtos in natura e mais 13 industrializados.

Para aumentar a disputa no mercado nacional, o setor de carnes ganhou mais um player: a nova planta do frigorífico Marba em Taquaritinga. A empresa, com sede em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, atua na produção de embutidos. A planta, inaugurada ontem, terá 33 mil metros quadrados construídos, dos quais 12 mil metros já foram concluídos para o início imediato da produção de jekerd beef, muito semelhante à carne seca.