08/04/21 11h37

Jundiaí: Agronegócio oferece análise de solo gratuita para produtores rurais

O resultado sai em até 15 dias e apresenta a indicação para a correção, quando necessária

Jornal de Jundiaí

Para aprimorar a qualidade do solo e consequentemente a produtividade e ainda ajudar o meio ambiente, a Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT) oferece aos produtores rurais de Jundiaí o programa “Fertilidade de Solo”, um serviço gratuito de análise do solo. 

Apesar de Jundiaí estar enquadrada na Fase Emergencial do Plano São Paulo de Retomada Econômica, o programa é considerado essencial. “A produção rural não pode parar e estamos atendendo os produtores rurais dentro das diretrizes de segurança sanitária. Orientamos os produtores como deve ser feita a coleta do solo, agendamos um horário e recebemos a amostra para ser enviada para a análise. No site da Prefeitura há um link que apresenta o ‘passo a passo’ da coleta de solo”, explica a diretora do Departamento de Agronegócio, Isabel Harder. 

O resultado sai em até 15 dias e apresenta a indicação para a correção, quando necessária. A análise avalia não somente a questão físico-química, que é a composição dos nutrientes, quanto a parte física da terra, a formação entre areia, silte e argila. “É uma análise completa, inclusive do mesmo tipo que é solicitado por bancos quando produtores precisam solicitar financiamento”, detalha Isabel. 

O produtor de uva niágara, Valmir Panzan, conta que já utilizou o serviço oferecido pela Prefeitura. “Sempre fui muito bem atendido e o serviço é ágil. Se não fosse esse programa oferecido gratuitamente pela Prefeitura, eu não conseguiria fazer o monitoramento do solo com tanta frequência. Essa análise é muito importante, pois quem faz cultivo há muito tempo sabe que o solo pode apresentar resíduos. As análises apresentam se há excesso de fertilizantes ou não. Com isso, conseguimos controlar melhor a produção, sem prejudicá-la por conta do excesso de adubação”, explica. 

Em média, a UGAAT realiza 170 análises de solo por ano. Os produtores rurais interessados em utilizar o programa Fertilidade de Solo podem entrar em contato pelo 4589-8581, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. 

Link no site da Prefeitura 

fonte: https://www.jj.com.br/jundiai/2021/04/119546-agronegocio-oferece-analise-de-solo-gratuita-para-produtores-rurais.html