19/11/13 15h53

Jundiaí ganha mais de 17 mil novas empresas em 5 anos

Jornal de Jundiaí

Em um período de cinco anos, Jundiaí ganhou 17.322 novas empresas - de todos os portes e segmentos - de acordo com dados da Jucesp (Junta Comercial do Estado de São Paulo). O crescimento é de 117% e aponta diretamente para os bons índices econômicos da cidade e da Região.

"O número é expressivo. Jundiaí tem se destacado em níveis estadual e nacional. Estamos acima da média e a projeção é que isso se mantenha nos próximos anos", afirma o diretor de Fomento ao Comércio e Serviços, Edison Maltoni. Segundo ele, vale ressaltar que, junto com novas empresas, há geração de mais empregos e renda para a população, o que beneficia tanto o comércio quanto a indústria da cidade e gera uma movimentação com tendência de crescimento contínuo.

"Se multiplicarmos esses números recentes de abertura de empresas em Jundiaí por 200, chegaremos praticamente às estatísticas do País", pontua, mostrando a representatividade dos dados. Os setores de prestação de serviços, comércio e de profissionais com atuação autônoma são os mais expressivos, segundo Maltoni.

A realidade vai ao encontro do bom momento para os microempresários, que lideram o ranking de abertura de empresas em 2013 - entre 3.640 negócios abertos até outubro deste ano. mais de 3,2 mil são micros. O crescimento na comparação com o mesmo período de 2012 é de 10%.

OPORTUNIDADE
A empreendedora Carolina Soares faz parte destas estatísticas. Ela deixou o emprego formal e se tornou microempresária para realizar o sonho do negócio próprio. Apostou em um modelo de franquia para minimizar as chances de erro e aumentar a segurança e, na primeira semana de dezembro, deve inaugurar uma loja de calçados no JundiaíShopping.

"Eu e meu noivo éramos de São Paulo e estávamos em busca de qualidade de vida. Porém, não queríamos deixar de lado nosso padrão e resolvemos apostar no empreendedorismo", explica, contando que foi fácil fazer a opção por Jundiaí para iniciar essa nova etapa. "A própria rede de franquias que procuramos tinha interesse na cidade. Os números têm se destacado nacionalmente, Jundiaí tem potencial de consumo e vai ao encontro do perfil do nosso público-alvo", completa.

NEGÓCIO VIÁVEL
Antes de aproveitar o bom cenário econômico da cidade e Região, entretanto, a dica do consultor do Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), Vadson Bastos do Carmo, é investir em três planos de viabilidade para garantir uma trajetória de sucesso. "O empreendedor precisa saber se seu negócio tem vantagem comercial, ou seja, se tem mercado. A questão operacional também é muito importante e, por fim, a viabilidade econômica tem que ser muito bem avaliada", afirma.

E para estar preparado para a concorrência, bastante acirrada nos dias atuais independente da área de atuação, é preciso apostar em diferenciais. "Inovação, criatividade e um serviço a mais para o cliente são diferenciais mais sólidos, mais robustos do que, por exemplo, ter apenas uma vantagem competitiva nos preços", orienta.

CUSTO
Com exceção do microempreendedor individual, que por lei é isento de qualquer taxa para formalizar seu negócio, abrir uma empresa custa em torno de R$ 1 mil de acordo com o contador Marcelo Tonin Ritto. Em média, o processo todo é concluído em até 40 dias "se tudo estiver em ordem", segundo ele.

"Conseguir o alvará da prefeitura e da Vigilância Sanitária é um pouco demorado." Para quem sonha em empreender, outra boa notícia é a queda no índice de mortalidade das empresas segundo pesquisas do Sebrae. Em 2009, a cada cem empresas criadas no Brasil, 76 sobreviveram aos dois primeiros anos de vida, a maior proporção desde 2007.