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Kaspersky, da Rússia, inicia operações diretas no Brasil

Valor Econômico - 01/08/2008

Para a maioria das pessoas, sugerir um roteiro de viagem envolvendo as cidades de Moscou, São Paulo e Miami provavelmente não faria o menor sentido. Mas para alguns executivos da Kaspersky Labs, a companhia russa de software antivírus, esse roteiro tornou-se perfeitamente compreensível nos últimos meses. Em um esforço para acelerar sua expansão internacional, a empresa sediada em Moscou decidiu instalar em São Paulo seu primeiro escritório na América Latina. A subsidiária brasileira será comandada por Eljo Aragão, um executivo com experiência no setor. Durante 12 anos, ele trabalhou na rival americana Symantec. No novo cargo, assumido há um mês, Aragão vai responder a Alejandro Musgrove - argentino, apesar de o sobrenome parecer russo -, outro contratado recente da Kaspersky. "Entrei na companhia há quatro meses", afirma Musgrove, que desde então ocupa a posição de vice-presidente de vendas e marketing para a América Latina. Criada há onze anos, pelo casal Natalya e Eugene Kaspersky, a empresa obteve um crescimento de vendas de 240% na América Latina em 2007. O desafio, agora, será de manter esse ritmo acelerado, à medida em que a base de usuários ganha consistência. Além do Brasil, já foram contratados executivos para assumir as filiais do México e da Argentina. Em 60 dias, a previsão é inaugurar a subsidiária colombiana. A previsão para este ano, diz Musgrove, é atingir vendas de US$ 10 milhões na região, chegando a algo entre US$ 18 milhões e US$ 20 milhões em 2009. Desse total, a expectativa é de que o Brasil responda por uma fatia média de 40% dos negócios, completa Aragão. No mundo, a Kaspersky projeta alcançar receita de US$ 350 milhões em 2008, com incremento de 75% em relação ao ano passado.