24/08/07 11h03

Kimberly-Clark reestrutura divisão de saúde para crescer

Gazeta Mercantil - 24/08/2007

A Kimberly-Clark, multinacional norte-americana mais conhecida no Brasil pelas suas marcas de produtos de higiene pessoal e doméstica, como o papel higiênico Neve, reestruturou o modelo de negócio de sua divisão health care, a K-C Saúde, que comercializa dispositivos médicos e soluções para a prevenção de infecção hospitalar. A empresa está iniciando a venda direta no mercado brasileiro dos produtos dessa área, operação que por 10 anos ficou nas mãos de dois distribuidores. O resultado já será visto no faturamento deste ano da divisão, que deverá mais do que dobrar de tamanho, para US$ 7,5 milhões, perto de 1,5% das receitas totais da Kimberly no País, ante os US$ 3,5 milhões de 2006. A empresa também começa a analisar a possibilidade de fabricação local dos produtos dessa área, hoje abastecida por fábricas da companhia localizadas nos Estados Unidos e México. Conforme a diretora de negócios da divisão health care da Kimberly, Genevieve Junqueira, a remodelação permite uma aproximação maior com clientes e pacientes, além do controle da estratégia de vendas. Com isso, a empresa poderá investir para levar a força da marca Kimberly para essa divisão, que poucos no País sabiam que a companhia tem. A decisão de reestruturação foi tomada em 2005, mas somente em julho último a empresa passou a ter o controle total da divisão no País. Nesse período, montou a estrutura interna, que conta com 12 funcionários, e obteve os registros dos produtos e a licença para a empresa trabalhar nesse setor. Somente neste ano, o investimento somará US$ 3 milhões, aplicados especialmente em marketing e programas de educação para profissionais da rede de saúde do Brasil, com foco em hospitais e clínicas. A meta é ambiciosa: crescer mais 30% ao ano nos próximos cinco anos e chegar a liderança do mercado. A executiva estima que o potencial do mercado de paramentação (roupas, toucas, aventais utilizados em ambiente hospitalar) esteja em torno de US$ 300 milhões. "Considerando todo o portfólio da Kimberly-Clark health care, este potencial gira em torno de US$1 bilhão." Para isso, a empresa também reforçou a rede de distribuidores - além dos dois com os quais já trabalhava contratou mais 11 para ter um alcance mais amplo em âmbito nacional - e incrementará seu portfólio, hoje com 400 itens, com lançamentos.