02/07/10 14h55

Lançamentos e renovação de máquinas dão impulso ao segmento de software

Valor Econômico

O apetite das empresas pela renovação de infraestrutura também favoreceu o mercado de software, que encerrou o semestre com crescimento acima da média do mercado, de 20%, segundo a Associação Brasileira das Empresas de Software (Abes). Na Microsoft, os negócios têm avançado por conta do lançamento do Windows 7, versão mais recente de seu sistema operacional. Segundo a companhia, a cada sete segundos uma licença do programa é vendida no mundo.

O Brasil, diz Paula Bellizia, diretora de marketing e negócios da Microsoft, é o país onde a companhia mais tem avançado em sua estratégia com o Azure, modelo de negócios em que o Windows passa a ser alugado, em vez de adquirido. O desempenho com o pacote de sistemas de produtividade Office 2010 também está acelerado. A versão para empresas foi lançada em maio, enquanto para o varejo chegará no fim de julho. A versão de teste do sistema, oferecida por meio de download na internet, já teve mais de 260 mil downloads no Brasil. "Foi um primeiro semestre extremamente positivo, que acompanhou o desempenho internacional", diz Paula.

A Symantec, focada em sistemas e equipamentos de segurança, encerrou o semestre com crescimento de 25% sobre igual período do ano passado. O gerente geral da Symantec Brasil, Wagner Tadeu, observa que, além da renovação de software, as empresas ampliaram a compra de equipamentos e sistemas para atender funcionários recém-contratados. "Muitas empresas estão ampliando o ambiente de TI e isso exige mais recursos de segurança", diz. Tadeu prevê crescimento menor para o segundo semestre: 20%, pelo fato de a base de comparação ser mais forte.

Na área dos sistemas de gestão empresarial, o ritmo não é diferente. A brasileira Totvs, que lidera esse mercado no país, bateu um recorde histórico de crescimento durante o primeiro trimestre do ano. Entre janeiro e março, a companhia ganhou 622 clientes novos, resultado 36% acima do alcançado no mesmo período do ano anterior. O gasto médio dos clientes subiu 11% em relação ao último trimestre de 2009. Até março, a Totvs somava 25,2 mil clientes ativos. Desse total, 4,6 mil compraram novas licenças de seus sistemas.

De maneira geral, os contratos de software aumentaram a partir de março. Na Totvs, só este mês respondeu por 47,6% das vendas do primeiro trimestre. Tradicionalmente, esse é o período de menor volume de vendas e resultado, sempre inferior ao quarto trimestre do ano anterior.