18/02/09 11h56

Land Rover cresce enquanto aguarda fase de transição

Valor Econômico - 18/02/2009

Um ano após a venda das marcas Land Rover e Jaguar pela Ford para a empresa indiana Tata, o processo de transferência das operações ainda está em transição. No Brasil, o diretor de vendas da Land Rover, Luiz Tambor, espera que todo o processo esteja concluído até abril  Legalmente, a Land Rover, uma marca inglesa, ainda pertence à Ford. Por isso, toda a operação de importação dos veículos ainda é feita pela montadora americana. No Brasil, os veículos da marca entram hoje pelo porto de Salvador, usado pela Ford para seu próprios produtos. Assim que a marca passar para a Tata, a importação brasileira será feita por Santos (SP). Um despachante aduaneiro será responsável tanto por Land Rover quanto por Jaguar. Enquanto o novo controlador da operação ainda não é nomeado, a Land Rover parece desfrutar no Brasil de um prestígio que tem muito mais relação com o que sua linha de veículos conquistou no mercado do que propriamente com quem está no comando mundial da marca.  Levantamento da Jato do Brasil - Informações Automotivas, uma subsidiária da inglesa Jato Dynamics, mostra que entre os primeiros 20 mercados internos mais expressivos para a categoria SUV , em 2008, o Brasil ocupou o primeiro lugar em crescimento , com avanço de vendas de 35,7% em comparação com o ano anterior. Foram licenciados no país 147,8 mil utilitários esportivos ante as 108,9 mil unidades em 2007. Ainda assim, o Brasil é o 12º mercado de SUVs.  Com cinco famílias só de utilitários esportivos, a Land Rover registrou em 2008 no país um crescimento de vendas de 40% em comparação com 2007, ano em que a marca já havia conseguido um avanço de 58%. A Land Rover também foi afetada pela crise. As vendas caíram um pouco nos últimos meses, diz Tambor, sem detalhar números. Mas, ainda assim, a marca mantém a previsão de repetir este ano o crescimento de 40%, atingindo volume próximo de 4,5 mil veículos. "A expectativa é crescer ano após ano", diz Tambor.