10/11/10 11h40

Linha de montagem chega a outros setores

Valor Econômico

Com apenas 14 funcionários e um pequeno escritório em São Paulo, a Porsche Consulting vai oferecer às empresas no Brasil os modelos e processos já testados na montadora alemã e pretende competir com as grandes consultorias por meio da experiência prática de seus funcionários, em sua maioria, provenientes da indústria. A empresa de consultoria, subsidiária da Porsche, já atua no Brasil há quatro anos, mas somente em abril deste ano decidiu abrir uma unidade no país, a primeira fora da Europa. "Queremos ser internacionais e, para isso, precisamos estar nos principais centros econômicos do mundo", afirmou, em entrevista ao Valor, o presidente mundial da companhia Eberhard Weiblen. Na Alemanha e Itália, onde estão as outras unidades da consultoria, a Porsche Consulting trabalha principalmente com empresas do setor automobilístico, como os fornecedores das montadoras. O segundo setor de maior atuação da consultoria é o de aviação, mas a companhia tem focado a área de serviços, como hospitais, e nas indústrias manufatureiras em geral. A presença setor automobilístico em sua clientela está na origem da empresa, que nasceu durante uma reestruturação da Porsche no início década de 90. Na época, a Porsche decidiu aconselhar seus fornecedores a se adequarem às necessidades da montadora e, diante dos resultados positivos, eles passaram a requisitar apoio em outras áreas dos negócios. A Porsche, assim, decidiu abrir um negócio à parte, voltado à consultoria. No ano fiscal 2008/2009, a companhia faturou € 61,4 milhões, sendo que no ano fiscal anterior, as vendas da empresa somaram € 55,1 milhões. Com 230 funcionários e atuação em 28 países, Porsche Consulting definiu que é o momento de reforçar sua atuação nos emergentes e optou pelo Brasil como sua porta de entrada nesses países. "Eu acho que há uma necessidade no mercado brasileiro de melhoria das operações. As empresas e instituições brasileiras têm de buscar excelência operacional", disse o executivo. Por aqui, a empresa hoje tem cinco clientes - a Volkswagen e outras companhias alemãs com subsidiária no Brasil - e vai focar, além do segmento automobilístico, na indústria manufatureira e na de serviços, como segmentos de logística, aeroportos e empresas ligadas à aviação.