25/11/08 15h48

Logística faz aportes e aposta em retomada a partir de maio

DCI - 25/11/2008

As empresas de logística dão continuidade a investimentos em infra-estrutura dentro do mercado brasileiro, ao acreditarem na tendência apontada por profissionais do setor de que, no País, haverá demanda, especialmente interna, para logística em 2009, com fôlego a partir de maio, quando a crise deverá ter começado a se dissipar. A AGV Logística, por exemplo, anunciou a inauguração de três filiais para atender novos clientes, além de ter oito projetos em andamento, enquanto o Grupo Columbia uniu-se ao Grupo Júlio D'Avila para incrementar as operações no Sul do País. E a filial local da européia Panalpina vê boas oportunidades no mercado nacional. "A partir de maio o mercado volta a se aquecer, e estaremos focados na logística interna, cobrindo toda a demanda nacional, por meio das 14 filiais da empresa", analisou Cristiano Koga, diretor comercial da Panalpina Brasil. Mesmo com a incerteza que ronda o mercado nos próximos meses e a possibilidade de desaceleração, a Panalpina vive com a expectativa de crescer dois dígitos em 2009. . Especializada em logística e agenciamento de carga, por modais aéreo e marítimo, a operadora também o oferece serviços porta-a-porta. Mundialmente, possui mais 500 unidades, divididas entre cerca de 90 países. No Brasil, tem 14 filiais. Outra a apostar no mercado interno é a AGV Logística, que anunciou a abertura de três novas filiais: uma na cidade de Jundiaí, em São Paulo, e duas no Nordeste, nas capitais Recife e Maceió, totalizando mais de 10 mil metros quadrados de armazenagem. A empresa confirma ter mais oito novos projetos em andamento. Em setembro, a AGV já havia superado a meta de 70% de crescimento, o que possibilitou uma revisão que sugere avanço de 130%, chegando a um faturamento de R$ 230 milhões (US$ 102,22 milhões) em 2008. Por sua vez, o Grupo Columbia se associou à Interporti Logística, do Grupo Júlio D'Avila, para iniciar uma nova operação em Santa Catarina, que receberá aportes de mais de R$ 17 milhões (US$ 7,55 milhões) em 2009. Nivaldo Tuba, presidente da Columbia, disse que a "parceria possibilita à empresa ampliar sua atuação no Sul do País, além de integrar suas operações na região de Itajaí", referindo-se à área portuária local, que também fica próxima do porto e do aeroporto de Navegantes. No ano que vem, a Columbia tem em seus planos um investimento de R$ 10 milhões (US$ 4,44 milhões) na ampliação do cais. Com isso, irá ganhar mais 150 metros na estrutura instalada em Iatajaí, além de melhorar o pátio e comprar equipamentos.