13/12/10 11h38

Lopes reage e compra 55% da Local por US$ 15,1 mi

Valor Econômico

Um dia após o anúncio da compra de uma imobiliária em Curitiba pela BR Brokers, a concorrente direta Lopes anunciou a aquisição da Local, uma das maiores empresas de vendas de imóveis de São Paulo. O aquecimento do mercado imobiliário está refletindo diretamente na aquisição de imobiliárias em diversas cidades pelas duas grandes e abertas: Lopes e BR Brokers.

A Lopes pagou R$ 25,6 milhões (US$ 15,1 milhões) por 55% da Local. Foram desembolsados R$ 10 milhões (US$ 5,9 milhões) e os outros R$ 15,6 milhões (US$ 9,2 milhões) serão pagos em quatro anos e o pagamento está atrelado a metas de lucro líquido e geração de financiamentos. É a sexta aquisição da Lopes este ano e a maior já feita em São Paulo - as outras três foram VNC Maber, e Plus. É a terceira maior aquisição em valor, depois da Patrimóvel, do Rio de Janeiro e Royal, de Brasília. Ao todo, desde 2007, a Lopes já fez 12 aquisições. A concorrente BR Brokers surgiu da união de 16 imobiliárias e depois comprou outras onze, uma apenas este ano.

Com 37 anos de atuação, a Local é totalmente voltada ao mercado de imóveis usados. "A aquisição é estratégica para a Lopes, pois nos coloca na liderança do mercado de usados na cidade de São Paulo", afirma Marcelo Leone, diretor de Relações com Investidores da Lopes. A cidade de São Paulo tem outras imobiliárias maiores que continuam independentes, como Fernandez Mera e Coelho da Fonseca, que também operam em lançamentos.

Apesar dos esforços da Lopes para acelerar aquisições de imobiliárias ativas na venda de usados, a BR Brokers é líder nesse mercado. Cerca de 15% das vendas estão em usados e 85% em lançamentos. A Lopes não abre esses números, mas diz que representa mais de 90%. No quarto trimestre de 2008, criou uma marca para imóveis usados, a Pronto!, que possui 47 lojas, mas não abriu nenhuma este ano.

Com cinco lojas em São Paulo e uma em Alphaville, a Local tem expectativa de vendas de R$ 700 milhões (US$ 411,8 milhões) em 2010. Em agosto do ano passado, a Local criou uma divisão especializada na venda de imóveis comerciais, a Local Business, e fechou uma parceria com a BM Sua Casa, empresa de crédito imobiliário para pessoas físicas do grupo Brazilian Capital. Segundo Leone, com a venda para a Lopes, a parceria com a BM Sua Casa foi desfeita e a Credipronto - joint venture entre Itaú e Lopes - terá exclusividade no financiamento dos imóveis vendidos pela Local.