11/08/08 11h19

Lucro da Eternit triplica no trimestre

Gazeta Mercantil – 11/08/2008

A Eternit, maior fabricante de telhas e caixas d'água de amianto informou ter obtido no segundo trimestre uma alta de 209% em seu lucro líquido, que foi de R$ 6,2 milhões (US$ 3,2 milhões) em igual período de 2007 para R$ 19,4 milhões (US$ 12,4 milhões) neste ano. O Ebitda subiu 105%, de R$ 15,9 milhões (US$ 8,24 milhões) para R$ 32,8 milhões (US$ 20,9 milhões) e a margem Ebitda ganhou 7 pontos percentuais, ficando em 25%. A alta nos ganhos estão bem acima do aumento das vendas, também expressivo, com faturamento 43% superior no período de abril a junho comparado com 2007. Em volume, isso equivaleu a 185 mil toneladas de produtos acabados vendidos, um crescimento de 39,9%. Na Sama, empresa do grupo que explora a mina de amianto localizada em Goiás, terceira maior do mundo, o volume vendido cresceu 9,4%, para 75,9 mil toneladas da fibra. A proibição do uso do amianto em São Paulo - que pode ser estendida para o resto do País - não chegou aos clientes da companhia que se abastecem da mina da Sama. As vendas da subsidiária para o mercado interno bateram seu recorde histórico, com 31,7 mil toneladas no trimestre, alta de 25,6%. Atualmente, cerca de 60% do volume produzido é exportado. O grande motivo para o crescimento da Eternit continua sendo o avanço da construção civil, a patamares que o País não via desde os anos 1980. Aliado a isso, o presidente da Eternit, Élio Martins, ressalta os investimentos que vêm sendo feitos pela empresa em aumento de capacidade e ganho de escala para se ajustar e aproveitar o momento. No início de 2008, uma nova linha de produção entrou em operação na fábrica de Goiânia, e ampliou a capacidade da Eternit de 650 mil toneladas para 750 mil toneladas ao ano. Em 2009, a empresa ganhará mais 100 mil toneladas anuais com novo maquinário na unidade do Paraná. O investimento total chegará a R$ 35 milhões (US$ 22,3 milhões). Além disso, Élio anuncia a estratégia de entrar em outros mercados ainda este ano principalmente no segmento de divisórias e painéis e ampliar seu portfólio, a exemplo do que já fez há alguns meses, ao colocar no mercado uma linha de telhas metálicas, voltada para indústria e comércio.