04/02/09 10h27

Lucro operacional da BR Malls cresce 39,4%

Valor Econômico - 04/02/2009

A BR Malls, maior empresa de shoppings no Brasil em área total de vendas, divulgou ontem uma prévia dos seus resultados operacionais no quarto trimestre. Como o balanço financeiro de 2008 só deve ser publicado no fim de março devido às mudanças na lei contábil (Lei 11.638), a companhia antecipou alguns indicadores. O lucro líquido operacional - a rubrica é conhecida pela sigla NOI e é utilizada pelas companhias do setor para medir a rentabilidade dos empreendimentos - foi de R$ 94,6 milhões (US$ 51.7 milhões) no quarto trimestre e de R$ 289,5 milhões (US$ 158.2 milhões) em todo o exercício de 2008. Os valores são 39,4% e 68,7% superiores, respectivamente, aos obtidos em 2007. A margem NOI foi de 86,9% em 2008, superando a obtida em 2007, de 83,6%. A melhora foi atribuída à maior eficiência com a auditoria das vendas dos lojistas, feita por uma equipe própria, e ao aumento na receita com aluguéis. A receita com aluguéis, que são reajustados pelo IGP-M, cresceu 56,4% no ano passado, totalizando R$ 323,8 milhões (US$ 177 milhões). Pelo critério dos aluguéis das mesmas lojas (SSR), a receita da empresa cresceu 13,4% no quarto trimestre e 11,2% em todo o ano. As vendas totais dos shoppings da BR Malls, que possui participação em 34 empreendimentos, alcançou R$ 9,9 bilhões (US$ 5.4 bilhões) em 2008, cifra 22,7% maior que a registrada em 2007.