06/07/09 14h42

Lupo entra no mercado de artigos esportivos

Valor Econômico

Hoje, faltam exatamente 339 dias para o início da Copa do Mundo de Futebol na África do Sul. Na fabricante de meias Lupo, porém, a competição já começou. A empresa comemora a alta de 22% no faturamento de janeiro a junho colocando agora no mercado uma nova linha de produtos: a de material esportivo para futebol.

"É um lançamento estratégico, já que estamos a menos de um ano da Copa", afirma Valquírio Cabral Júnior, diretor comercial da empresa com sede em Araraquara (SP) - onde o executivo também é diretor do time local, a Associação Ferroviária de Esportes.

A estratégia da empresa é ganhar espaço nesse mercado patrocinando e fornecendo material esportivo para times de torcidas fanáticas. Explica-se: no mundo dos negócios que envolvem o futebol, os times mais rentáveis não são necessariamente os maiores ou os que estão ganhando no momento. São os que têm a torcida mais apaixonada. Além de camisas, serão lançados calções, meias, bolsas, entre outros artigos.

Com os novos produtos, a Lupo, que até pouco tempo só trabalhava com meias e cuecas (há quatro anos o portfólio cresceu com o lançamento da linha de lingeries), espera ver seu faturamento engordar 20% este ano, o que elevaria as vendas da empresa de R$ 385 milhões (US$ 210,4 milhões) no ano passado para R$ 450 milhões (US$ 233,2 milhões).

No início de 2009, a empresa planejava crescer 12%, mas reviu sua meta para cima diante das vendas aceleradas pelas baixas temperaturas no Sul e no Sudeste. "As mulheres voltaram a usar meias-calças neste inverno e nós temos um grande sortimento de modelos", diz o executivo. Graças a essas consumidoras, a Lupo, segundo ele, vendeu 33% mais meias-calças neste semestre que nos primeiros seis meses de 2008. E assim fechou a primeira metade do ano com um desempenho 22% melhor.

As franquias de lojas da marca também estão em expansão. Eram 48 unidades até 31 de dezembro e agora somam 160. O faturamento das franqueadas avançou 25% no primeiro semestre, na comparação entre as mesmas unidades.