02/07/09 10h05

Mabe paga US$ 35 milhões pela BSH Continental

O Estado de S. Paulo

A mexicana Mabe, fabricante de geladeiras, fogões e máquinas de lavar, confirmou ontem a compra da operação brasileira da BSH Continental Eletrodomésticos por US$ 35 milhões. Com a aquisição da concorrente, a empresa quase dobra o faturamento, de US$ 500 milhões para US$ 900 milhões no Brasil. Além disso, aumenta sua participação no mercado de eletrodomésticos da linha branca, de 16% para 25% em número de unidades, e ainda amplia a presença do Brasil no conglomerado mundial.

"Em 2010, a operação brasileira da Mabe vai faturar mais que a mexicana no mercado local", prevê o presidente mundial da empresa, Luis Berrondo. As vendas da companhia no mercado mexicano são da ordem de US$ 800 milhões por ano. Segundo o executivo, que veio ao Brasil anunciar oficialmente a compra da operação brasileira da BSH Continental, o potencial de consumo do País foi o principal atrativo para que o negócio fosse fechado.

"Estamos comprando participação no mercado brasileiro, ou teríamos de aguardar dez anos para para ter uma fatia de 25%", calculou o presidente da Mabe para o Mercosul, Patricio Mendizábal. Além do potencial de mercado, ele observou que a proximidade entre as fábricas das duas empresas, quase vizinhas em Hortolândia, no interior do Estado de São Paulo, foi outro fator que jogou a favor para a compra. A sinergia entre as duas empresas está estimada em R$ 50 milhões (US$ 25,9 milhões).

O negócio, quitado à vista e com recursos dos próprios acionistas, envolveu duas fábricas em Hortolândia, um centro de distribuição, a marca Continental e o licenciamento da marca Bosch por prazo indeterminado. Quanto aos 1,6 mil funcionários das duas fábricas da BSH em Hortolândia, Mendizábal limitou-se a dizer que a perspectiva a médio e longo prazos é de ampliação dos quadros.