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Magazine Luiza abre lojas em setembro

Valor Econômico – 15/08/2008

O Magazine Luiza, conhecido até hoje como uma rede de eletrônicos e móveis do interior de São Paulo, montou uma estratégia ousada, nunca antes testada por uma varejista, para entrar na capital paulista, o maior mercado consumidor do país. A rede irá abrir de uma só vez entre 50 e 55 lojas em várias regiões da cidade e municípios vizinhos, como Poá e Guarulhos. O Valor apurou que a data prevista para a inauguração é 13 de setembro, um sábado. O dia, porém, é mantido em segredo absoluto pelo Magazine Luiza e pela agência de publicidade da rede, a Etco Ogilvy. Procurado, o Magazine Luiza respondeu que não fornece nenhuma informação sobre a abertura das lojas na Grande São Paulo. Duas delas, pelo menos, ficarão em shopping centers. Conforme antecipou o Valor, um deles é o Shopping Aricanduva. A rede também irá abrir uma loja no Internacional Shopping, de Guarulhos. Em vários locais que estavam ou continuam em obras, tapumes informam que ali será uma nova unidade do Magazine Luiza. Muitos desses endereços - 25 pelo menos - pertenciam à Kolumbus, cujos pontos estão nas mãos do Magazine Luiza desde o ano passado. Ao manter em sigilo a data de abertura da lojas, o Magazine Luiza pretende dificultar a reação de seus competidores. Boas-vindas, porém, é algo que a varejista não irá receber dos seus rivais, que já estão preparando o contra-ataque. "Se eles fazem segredo sobre a inauguração das unidades, por que nós vamos revelar qual será a nossa estratégia", afirma Michael Klein, principal executivo da Casas Bahia. Perguntado se ele sabia quantas lojas do Magazine Luiza ficarão próximas às suas, Klein responde rapidamente: "Todas". Entrar na capital possui, certamente, um caráter simbólico para o Magazine Luiza, que deixa de ser uma rede do interior. Mais do que isso, porém, a inauguração das mais de 50 lojas possibilitará à varejista dar um grande salto nas vendas e ganhar musculatura para abrir o capital. A venda de ações em bolsa, assim como a chegada à São Paulo, é projeto acalentado há alguns anos pelos controladores do Magazine Luiza, a família Trajano, de Franca (SP). Em 2007, a rede faturou R$ 2,4 bilhões (US$ 1,24 bilhão) com 391 lojas. Ao entrar em São Paulo, a varejista agora ruma à marca de 500 lojas e chegará bem mais perto da segunda colocada, o Ponto Frio, que faturou R$ 4,2 bilhões (US$ 2,18 bilhões) no ano passado.