05/04/10 15h05

Magazine Luiza amplia venda e reverte prejuízo

Valor Econômico

A varejista de eletrodomésticos Magazine Luiza reverteu o prejuízo de R$ 47,5 milhões (US$ 26 milhões) registrado em 2008. Fechou 2009 com lucro líquido de R$ 50,4 milhões (US$ 25,6 milhões). A receita líquida da empresa foi de R$ 2,8 bilhões (US$ 1,4 bilhão), o que representou um crescimento de 20% em relação aos R$ 2,3 bilhões (US$ 1,3 bilhão) do ano anterior. No relatório de demonstração de resultados, a companhia destaca o desempenho das vendas nas "mesmas lojas" (desconsiderando as lojas inauguradas em 2009), que cresceram 9% em relação a 2008. A receita bruta subiu 20%, para R$ 3,1 bilhões (US$ 1,57 bilhão). O endividamento diminuiu R$ 125 milhões (US$ 63,5 milhões) - a dívida bruta recuou de R$ 820,9 milhões (US$ 448,6 milhões) para R$ 695,8 milhões (US$ 353,2 milhões).

A varejista sediada em Franca (SP) perdeu o posto de segunda maior rede de varejo no dia 29 de março. Foi quando as rivais Ricardo Eletro e Insinuante anunciaram uma fusão e o surgimento da Máquina de Vendas, com faturamento de R$ 5 bilhões (US$ 2,8 bilhões), previsto para este ano, e 528 lojas. Outra negociação de grande porte agitou o mercado em junho do ano passado, quando o Pão de Açúcar anunciou a aquisição da rede Ponto Frio por R$ 824,5 milhões (US$ 418,5 milhões). Seis meses depois foi a vez de o Pão de Açúcar anunciar a fusão com a Casas Bahia por meio da Globex, controladora do Ponto Frio. A Magazine Luiza, que tentou comprar a Ponto Frio e a Insinuante, planeja abrir um escritório de negócios em São Paulo, a partir do segundo semestre deste ano, para reforçar sua atuação na capital.