30/05/08 11h17

Magazine Luiza ganha com renda agrícola

Valor Econômico - 30/05/2008

A grande cartada do Magazine Luiza neste ano será a abertura de 50 lojas em um só dia na cidade de São Paulo no segundo semestre. No entanto, com a alta nos preços dos grãos e o enriquecimento das zonas agrícolas, é do interior que estão vindo os lucros mais polpudos. O Magazine Luiza é a maior varejista de eletrônicos e móveis com lojas em áreas rurais na região Sudeste. Entre janeiro a abril, as vendas do Magazine Luiza cresceram 35% em relação a igual período de 2007. Em uma base comparável de lojas, ou nas unidades que estavam em operação no mesmo período de 2007, o aumento nas vendas foi de 22% nos quatro primeiros meses. O Ponto Frio, por exemplo, fechou o primeiro trimestre com uma queda de 2,4% nas vendas nas mesmas lojas. A rede atribui o resultado às liquidações em janeiro. Frederico Trajano, diretor de vendas da rede, considera que o Magazine Luiza já está bem posicionado em regiões agrícolas. A rede possui lojas em São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Há ainda três lojas em regiões agrícolas no interior de Goiás - Rio Verde, Itumbiara e Caldas Novas. A chegada à capital paulista é um sonho antigo da família Trajano, que avaliou entrar na cidade por meio de aquisições. A abertura de uma só vez de 50 lojas foi a estratégia encontrada pela rede para obter uma escala de vendas compatível com o mercado. Com as inaugurações, o Magazine Luiza irá romper a barreira de 450 lojas neste ano. O Ponto Frio possuía 437 pontos-de-venda até março. O parque da Casas Bahia, líder do setor, é de 560 lojas. Trajano prevê ultrapassar a marca de 500 unidades em 2009.