Maior grupo de telefonia da China monta base em SP
Folha de São Paulo
Empresa abre unidade no Brasil com foco exclusivo no mercado corporativo
Valor de investimento no país não é revelado; companhia vai atuar na oferta de equipamentos para infraestrutura
Quase um ano após receber a autorização da Anatel (agência reguladora das telecomunicações) para atuar no país, a China Telecom, maior operadora de telefonia fixa chinesa, começa a estruturar sua operação brasileira.
O grupo anunciou a abertura de uma subsidiária, com atuação voltada somente ao mercado corporativo. A companhia oferecerá serviços de transmissão de voz e dados a empresas instaladas no Brasil com atividades na China e em outros países asiáticos.
O objetivo será estender esses serviços a filiais brasileiras de empresas -especialmente chinesas-, afirma Luis Fiallo, diretor-geral da China Telecom Americas.
Outras operadoras globais, como AT&T e British Telecom, atuam nesse mercado no Brasil, bem como as concorrentes domésticas, como Embratel e a espanhola Telefónica. "É um segmento pequeno, mas que deve crescer", diz Eduardo Tude, da consultoria Teleco.
Na China, a companhia tem 175 milhões de assinantes de telefonia fixa e 138 milhões de clientes em móvel. Em banda larga, são 85 milhões de assinantes -mais que o dobro do total de usuários desse serviço no Brasil.
A China ComServices, subsidiária do grupo que controla a China Telecom, também está vindo para o país.
A empresa fornece equipamentos de infraestrutura, como antenas e torres.
A China Telecom não revela o valor investido para iniciar as operações no país.