28/08/08 12h23

Maior porto do país, Santos já opera com mais de 70% da sua capacidade

Valor Econômico - 28/08/2008

Os estudos da VKS Partex Engenheiros Consultores sobre o porto de Santos indicam uma capacidade instalada máxima, hoje, equivalente a 113 milhões de toneladas. Em 2007, o porto chegou a 80 milhões de toneladas. Pelo que foi apurado no primeiro semestre, esse volume poderá se repetir em 2008. José Di Bella Filho, que assumiu a secretaria-adjunta da Secretaria Especial de Portos, admite que a capacidade de Santos seja de 110 milhões de toneladas e que o porto cresça à média de 5% a 6% ao ano até 2017. As apostas de Di Bella para ampliar a capacidade do porto estão na dragagem de aprofundamento para 15 metros do canal de navegação em Santos; na conclusão das perimetrais, que melhorarão o fluxo de veículos; e nos investimentos que o setor privado aponta para os próximos anos. "Nos próximos três a dez anos, Santos contará com mais 29 berços, além dos 55 existentes." Para os granéis líquidos, cuja movimentação em 2007 foi de cerca de 195 milhões de toneladas no Brasil (alta de 10,9% sobre 2006), Marcos Antonio Vendramini Junior, sócio da VKS , diz que Santos responde por cerca de 50% da capacidade de armazenamento dos terminais privativos do setor no país, com um milhão de metros cúbicos. Isso permite a movimentação de 17 milhões a 19 milhões de toneladas anuais, com índice de ocupação da ordem de 80% a 85%, com previsão de ligeira queda em 2008. Esse quadro leva a consultoria a prognosticar que, mesmo com os investimentos programados, a cadeia logística que serve a Santos não atenderá às próximas demandas. Ela prevê um aumento do custo da armazenagem e a viabilização dos embarques de parte do álcool para os terminais da Transpetro/Ilha D´Água (RJ) e São Sebastião (SP), a serem expandidos, inicialmente no limite de 12 milhões de toneladas anuais. Está semana deve ser concluída uma concorrência financiada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para avaliar o potencial de expansão de Santos, com previsão de término dos resultados em um semestre.