04/10/13 15h16

Mais de 80 empresas disputam vaga na expansão do Parque Tecnológico

G1 - Vale e Região

Parque Tecnológico de São José vai triplicar a capacidade em 2014.
Polo vai comportar 50 novas empresas e gerar cerca de 600 empregos

Mais de 80 pequenas e médias empresas se inscreveram para disputar uma das 50 vagas no novo centro empresarial do Parque Tecnológico, na zona leste de São José dos Campos. O novo polo, que contou com investimento de R$ 16 milhões, deve ser inaugurado em março de 2014 e vai triplicar a capacidade do espaço para o atendimento a empresas. A expectativa é que juntas elas gerem cerca de 600 empregos.
 
A seleção teve início no último mês de abril e termina no próximo dia 31. Depois do cadastro de interesse, que é feito pela internet, está programada uma chamada pública oficial em novembro. Nesta etapa, os interessados deverão apresentar documentação, plano de negócios e projeto para disputar uma vaga no centro empresarial 2.
 
De acordo com Horácio Forjaz, diretor geral do Parque Tecnológico, as inscrições superaram a expectativa. "Tinhamos uma expectativa ambiciosa e já superamos, acredito que por conta da divulgação. A partir do fim de março, os espaços estarão liberados para que as empresas ocupem", disse ao G1.
 
As obras para recepção de novas empresas estão na etapa final e o número de empreendedores residentes no local, que fica às margens da Dutra, vai saltar de 25 para 75. Serão dois novos pavimentos totalizando 12 mil metros quadrados. Os módulos terão de 60 a 180 metros quadrados.
 
O objetivo do parque é fomentar o surgimento e a consolidação de empresas do segmento tecnológico. Segundo a direção, a locação de um espaço no local está mais em conta do que o valor praticado pelo mercado. As contribuições associativas atuais são de R$ 12 o metro por mês, além da isenção de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).
 
A maior parte das empresas cadastradas é do Vale do Paraíba, mas até empresas estrangeiras se inscreveram no pré-cadastro. O centro empresarial 1 foi inaugurado em 2011 e abriga 25 empresas.
 
Expectativa
A Visãogeo é uma das 85 empresas que se inscreveram para participar da seleção no Parque Tecnológico. Com sede em Florianópolis, a empresa da área de geotecnologia espera instalar sua primeira filial em São José dos Campos.
 
"Nós temos grande expectativa em conseguir um espaço no parque. São José foi escolhida por nós por ser um polo que concentra órgãos importantes como o Inpe, o CTA e universidades. Nossa meta é canalizar os talentos formados na região para a empresa", disse o diretor comercial da Visãogeo, Jor-Ell de Assis. A empresa vai contratar entre 6 e 10 profissionais.