28/12/09 11h54

Manserv busca contratos para atingir US$ 581,4 milhões em 2012

Valor Econômico

Fundada em 1985 com alguns contratos para indústrias instaladas no ABC paulista, a Manserv cresceu à sombra de grandes multinacionais melhor situadas para a função de prestar assistência aos compradores de equipamentos, como Siemens, ABB e Voith. Apesar da escala dos concorrentes, a empresa de São Caetano do Sul conquistou mercado e chegou a 2004 com a respeitável marca de R$ 200 milhões (US$ 116,3 milhões) em faturamento. Naquele ano o fundador, Celso Lambais, decidiu profissionalizar a gestão da empresa e passou o comando ao engenheiro mecânico Murilo Sampaio.

O novo presidente assumiu o posto traçando a improvável meta de duplicar a receita da empresa a cada três anos - ou seja, um crescimento médio de cerca de 30% ao ano. Isso significaria fechar a receita de 2010 em R$ 800 milhões (US$ 465,1 milhões). E mais: queria encerrar 2011 atingindo a marca de R$ 1 bilhão (US$ 581,4 milhões) em vendas. As metas não foram atingidas, mas por pouco: a Manserv deve faturar R$ 740 milhões (US$ 430,2 milhões) no ano que vem, e a meta de R$ 1 bilhão (US$ 581,4 milhões) em receita foi adiada para 2012. Com os contratos que já têm na carteira, a empresa assegura uma receita de R$ 640 milhões (US$ 372,1 milhões) no ano que vem, mas um ambiente de negócios promissor e novos planos de atuação devem garantir a concretização das cifras.

O maior cliente e mais promissor cliente do grupo é a Petrobras, responsável por 25% da receita da Manserv. A prestadora de serviços atende a todas as refinarias da estatal, com exceção da Reman, em Manaus, e está de olho nos novos projetos da estatal para instalar até quatro novas refinarias no país. A Manserv quer ainda colocar o pé em outra área promissora, a extração de petróleo: este mês ela entrou na primeira concorrência para atendimento de plataformas. Foi uma proposta modesta de aluguel de andaimes para a manutenção de quatro plataformas na Bacia de Campos, mas para a Manserv é um jeito de entrar no negócio e se preparar para lances maiores. Outra aposta é a internacionalização: este ano a empresa contratou advogados para providenciar a abertura de subsidiárias em Santiago e Buenos Aires.

Em 2009, a despeito da crise, a Manserv conseguiu um crescimento de 15%, fechou o ano com um faturamento de R$ 550 milhões (US$ 319,8 milhões), e deve chegar ao impressionante número de 12 mil funcionários. Outras fórmulas que asseguraram o crescimento são o um departamento comercial bem dimensionado e a oferta de pacotes de serviços. Além do atendimento a equipamentos industriais, a Manserv tem oferecido serviços mais triviais de manutenção predial, e começa a crescer com a parte da logística interna.