05/03/10 11h44

Máquinas agrícolas têm vendas 46,4% maiores

DCI

A indústria brasileira de máquinas agrícolas vive um bom momento. As vendas do setor registraram alta de 46,4% em fevereiro na comparação com o mesmo mês do ano passado, alcançando 5.329 unidades produzidas. Essa alta não é nenhuma surpresa, já que as vendas no segmento têm se mantido constantes. Na comparação mês a mês, por exemplo, o crescimento foi de 16,5% em fevereiro ante janeiro. "O setor agrícola brasileiro está aquecido, um bom exemplo disso são as vendas de colheitadeiras que registraram recorde histórico bimestral alcançando alta de 74,3% na comparação com o primeiro bimestre de 2009", destacou Jackson Schneider, presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

Já as vendas externas enfrentam um mercado mais restrito somando em 1.108 unidades produzidas em fevereiro, número que representa queda de 20% ante o mesmo mês do ano passado. Mas há uma demonstração de recuperação quando a comparação é feita no mês a mês, já que sobre janeiro, as vendas de fevereiro foram 20,6% maiores.