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Marca Iguatemi batiza novos shoppings

Valor Econômico – 20/08/2008

Quando a família Jereissati decidiu fazer do shopping Iguatemi, em São Paulo, um templo do luxo talvez não esperasse que o seu próprio empreendimento se transformasse em uma marca tão luxuosa. Hoje, o nome Iguatemi é mais valioso que muitas das grifes - as nacionais pelo menos - que têm lojas nos shopping centers do grupo. A BrandAnalytics, uma conceituada firma de consultoria, estimou que a marca Iguatemi vale R$ 196 milhões (US$ 124,8 milhões) e figura em 39º lugar entre as 50 marcas brasileiras mais caras. Na bolsa de valores, o valor de mercado do grupo é de R$ 1,25 bilhão (US$ 796,2 milhões). Essa é a primeira vez que a Iguatemi, que lançou ações na Bolsa de Valores em 2007, faz parte do ranking da BrandAnalytics, no qual figuram basicamente marcas de companhias de capital aberto, que divulgam seus números. As empresas de varejo que aparecem na lista são a Lojas Renner, Pão de Açúcar, Lojas Americanas e Extra. Mas, para o Iguatemi, a colocação tem um significado especial. Essa também é a primeira vez que uma empresa de shopping centers faz parte de um ranking do gênero. "Trata-se de uma caso único no mundo", afirma Carlos Jereissati, filho do fundador do grupo que preside a Iguatemi Empresa de Shopping Centers (Iesc). Nem nos Estados Unidos, meca da indústria de shoppings, há uma empresa do setor que conseguiu fazer com o seu próprio nome valesse mais do que as marcas que estão em seus empreendimentos. O Brasil, por sua vez, é um caso raro no mundo onde o modelo de lojas de departamento não vingou. Isso permitiu, com certeza, que a Iguatemi avançasse em um terreno pouco explorado pela indústria de shoppings nos países desenvolvidos. "Dentro desse contexto, podemos dizer que o Iguatemi é a Harrod's brasileira", compara Jereissati. Segundo ele, o sucesso da marca inspira cada vez mais a curiosidade dos empresários de shoppings nos Estados Unidos, que procuram a família Jereissati para entender como isso foi feito. Ao abrigar grifes mundiais, como Louis Vuitton e Dolce & Gabanna, o Iguatemi costuma ser citado pelos estilistas em suas declarações nos Estados Unidos e Europa, o que também vem ajudando a construir a marca da empresa no exterior. Daqui para frente, a família Jereissati planeja extrair cada vez mais valor da marca que tem em mãos. Os cinco novos shopping centers que estão sendo construídos pela empresa levarão a assinatura Iguatemi. O objetivo é fazer com que tanto prestígio acabe se refletindo também nos lucros da companhia, que pode se dar ao luxo de cobrar um aluguel mais caro do que os seus concorrentes.