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Marcas apostam em itens até 100 gramas

Gazeta Mercantil - 12/09/2008

Há momentos do dia em que somente um chocolate resolve. Não precisa ser muito. Uma ou duas mordidas já são o suficiente para saciar a vontade. De olho nesse público, empresas como Nestlé, Lacta, Garoto e Arcor lançam uma série de produtos no segmento até 100 gramas, chamado de "consumo por impulso". São aqueles chocolatinhos que ficam no caixa do restaurante ou da padaria. "São produtos para serem degustados em particular", comenta o diretor de marketing de chocolates da Kraft Foods, dona da marca Lacta, Eduardo Nigro. O que se percebe é que as empresas aproveitam o sucesso de marcas em outras categorias e começam a lançá-las em tamanhos menores. Um exemplo é a Nestlé, que apresenta para o consumidor o Suflair 30 gramas, Classic Duo 40 gramas, Classic ao leite 40 gramas e Crunch 35 gramas, com os quais planeja um aumento de 20% no volume de vendas dentro desse segmento, aumentando assim a participação de mercado da companhia - este dado não revelado. O setor de chocolates faturou no ano passado, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab), R$ 7,2 bilhões (US$ 3,73 bilhões) e está dividido em três categorias: a de consumo compartilhado, de 101 gramas a 200 gramas, que detém 64% do mercado total; o de cobertura, utilizado principalmente para cozinhar, acima de 200 gramas, com 8%; e o de impulso, este dividido em pequenos, até 30 gramas, 10%, e médios, de 31 gramas a 100 gramas, com 18% de participação no mercado total. Percebendo a importância que o segmento até 100 gramas conquista no mercado - no total representa 27% -, a Lacta também prevê seus lançamentos. Já o segmento de até 30 gramas se mostra estável e teve um crescimento de 7% nos meses de junho e julho, segundo dados AC Nielsen. "Essa estabilidade faz com que as empresas levem para a categoria marcas importantes do portfólio para movimentar o mercado", diz o diretor de marketing da Garoto, Ronaldo Carneiro. A companhia lança no segmento o Opereta e o Ônix com 22 gramas. Segundo Carneiro, a Garoto é a líder do segmento até 100 gramas com um total de 40% de participação no mercado.