17/10/13 14h12

Marília é a 1º em emprego industrial em SP

Agência Bom Dia - Bauru

Segundo levantamento do Ciesp, divulgado nesta quarta-feira, regional criou 450 vagas no setor

Pelo menos no setor industrial, Marília tem o que comemorar. Levantamento divulgado nesta quarta-feira (16) pela Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) e o Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) revela que a regional ocupou o 1º lugar no ranking do emprego industrial em setembro. São avaliadas 36 regiões do Estado, e Marília conseguiu criar 450 novos postos de trabalho. Em agosto, número tinha sido bem menor: dez postos.

Conforme o levantamento, o resultado positivo é atribuído aos setores de produtos de metal, exceto máquinas e equipamentos, de borracha e material plástico e alimentícios. Para o presidente do Ciesp da regional Marília, Flávio Peres, por aqui setor não sofre tanta concorrência de mercadorias da China e da Índia, o que favorece os resultados. “Aqui temos indústrias de médio e grande portes, numa posição boa, que não concorrem com produtos destes países. Acredito que daqui para o final do ano essa onda positiva se mantenha ou se estabilize. Apesar de todo receio em função das crises internacionais, nossas indústrias são mas focadas no consumo interno e não devem sofrer grandes perdas”, avalia o dirigente.

Peres analisa ainda que as medidas que vêm sendo tomadas pelo governo federal como incentivo ao setor são paliativas e não resolvem impasses ao crescimento, como a política tributária e de juros. “Ideal seriam juros baixos e impostos menores, mas o governo prefere alternativas que não surtem os efeitos desejados e são anti-industriais.”

O resultado obtido pela regional em setembro é o melhor desde 2009 para o mês. Marília ficou à frente das regionais de Santa Bárbara D’Oeste, Sorocaba, Osasco e Bauru. No acumulado do ano, a regional teve um acréscimo de aproximadamente 1.350 postos de trabalho, conforme o Ciesp.

ESTADO/ O emprego na indústria paulista ficou estável no mês anterior. Isso porque a queda registrada no período foi de 0,08% no quadro de funcionários em relação a agosto. Entre os 22 setores analisados pela pesquisa da Fiesp e Ciesp, onze registraram variação positiva e onze negativa na geração de vagas em setembro. O maior número de vagas geradas ficou com o setor de máquinas e equipamentos: 976, seguido pelo de produtos químicos (742) e confecção de artigos do vestuário e acessórios (721). O desempenho das máquinas e equipamentos está ligado principalmente a investimentos feitos por empresas de energia.

Já a maior queda ficou com a área de equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos: menos 1.046 postos.