22/11/13 15h09

Mauá terá usina de incineração de lixo

Agência Bom Dia ABCD

Vereadores aprovaram em sessão extraordinária projeto para organizar o Plano de Saneamento Básico

Mauá vai poder construir uma usina de incineração de lixo. Os vereadores aprovaram em sessão extraordinária, quarta-feira, 20, projeto de lei que permite a prefeitura organizar o Plano Municipal de Saneamento Básico, com diretrizes que apontam para soluções alternativas de destinação dos resíduos.

O município precisa executar a proposta até o final deste ano, como determina o Plano Nacional de Resíduos Sólidos que prevê a extinção gradual de aterros e lixões a céu aberto. Essa foi a justificativa que Donisete Braga apresentou ao legislativo. Quem não cumprir tais regras ficará impedido de receber verbas federais.

A proposta de viabilizar um equipamento de tratamento de lixos sólidos, que podem gerar energia limpa, depende de um acordo celebrado entre Donisete e o prefeito de Santo André, Carlos Grana. Os dois prefeitos já vêm conversando há algum tempo sobre o assunto. A ideia é projetar a construção da usina na divisa das duas cidades.

De acordo com Donisete a ideia seria fornecer o vapor produzido pela queima de lixo ao Polo Petroquímico, que fica em Mauá, mas divisa das duas cidades.

Estimado inicialmente em R$ 500 milhões, a Administração pretende viabilizar o projeto por meio de uma PPP (Parceria Público-Privada).

No inicio deste ano, o presidente do Consórcio Intermunicipal e prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT), confirmou que o ABC estudava a implementação de uma usina de incineração de lixo em Santo André ou Mauá. Esse seria o segundo equipamento do tipo na região, já que há projeto avançado para construção e modelo semelhante em São Bernardo até 2016.

MAIS
Toneladas...
O Grande ABC gera, por mês, 66.523 toneladas de lixo doméstico. Com exceção de Santo André, que possui área própria para despejo, as demais cidades da região enviam o lixo para o aterro particular Lara, em Mauá, ao custo total de R$ 5,35 milhões por mês.

Verde
A Usina Verde de São Bernardo, que irá separar o lixo seco para reciclagem e incinerar a parte úmida para geração de energia, está em fase de implementação. Atualmente, o terreno do antigo lixão do Alvarenga, onde o equipamento será instalado, está sendo remediado. A previsão é que as obras iniciem em janeiro de 2014  e que a inauguração do incinerador de lixo de São Bernardo seja inaugurado em 24 meses. De acordo com prefeitura de São Bernardo o equipamento terá capacidade para receber o lixo de São Bernardo, Diadema e, possivelmente, São Caetano.

A usina irá produzir cerca de 17 megawatts por hora, suficientes para abastecer aproximadamente 170 mil casas.