22/06/22 13h32

MCTI e EMBRAPII lançam Rede de Descarbonização, Mobilidade e Logística

Ação incentiva a associação entre empresas e institutos de pesquisa para grandes projetos sustentáveis na área de mobilidade

Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII), organização social vinculada ao MCTI, lançaram nessa terça-feira (21) a Rede de Descarbonização, Mobilidade e Logística. O objetivo é apoiar grandes projetos de inovação no setor automobilístico com foco em tecnologias sustentáveis e baixa emissão de carbono. 

A ideia é usar o modelo EMBRAPII/MCTI, voltado a incentivar a inovação na indústria com foco nas demandas empresariais em parceria com institutos de pesquisa, em uma escala maior para desenvolver grandes projetos na área de descarbonização, mobilidade e logística em transporte. Para isso, a ação vai promover a associação entre diferentes unidades EMBRAPII e empresas.   

O lançamento foi realizado em um evento online com participação do secretário de Empreendedorismo e Inovação do MCTI que destacou que o incentivo aos projetos sustentáveis no país está alinhado ao movimento mundial em torno do tema. Segundo ele, a criação dessa rede de mobilidade, logística e descarbonização vem ao encontro de iniciativas no mundo todo em torno da sustentabilidade. 

Já o diretor-presidente da EMBRAPII/MCTI elogiou o modelo de atuação da organização, que tem atraído empresas e institutos de pesquisa em torno de projetos inovadores e reforçou que é muito saudável lançar a rede focada em projetos de inovação envolvendo o modelo operacional da EMBRAPII/MCTI e empresas. 

A EMBRAPII/MCTI deve anunciar em breve as formas de participação na iniciativa por meio do site embrapii.org.br. 

fonte: https://www.gov.br/mcti/pt-br/acompanhe-o-mcti/noticias/2022/06/mcti-e-embrapii-lancam-rede-de-descarbonizacao-mobilidade-e-logistica