06/04/10 11h42

Médias empresas tornam-se "ouro" no setor de tecnologia

DCI

Pequenas, médias e grandes empresas têm sido alvo do bom momento vivido pelo mercado de tecnologia da informação (TI) no País. Com foco na fatia das médias empresas - com faturamento anual próximo de R$ 500 milhões (US$ 278 milhões) -, empresas do setor têm percebido uma chance de transformar em ouro as fatias do mercado que as grandes empresas não conseguem atender. "A lata de lixo de IBM, HP e Diveo para nós é ouro", confirma Ezequias Sena, presidente da Online Brasil, empresa que fornece serviços de data center a pequenas e médias empresas (PME). "Para nós, uma empresa que fatura R$ 500 milhões (US$ 278 milhões) por ano é uma grande empresa", afirma Sena. "As grandes do setor não conseguem falar com essas empresas", completa.

Os planos da Online Brasil são de até quadruplicar este ano o faturamento visto em 2009, e atingir R$ 40 milhões (US$ 20,3 milhões), valor que deve dobrar em 2012. A estratégia passa pelo investimento de R$ 14 milhões (US$ 7,8 milhões) na inauguração de dois novos data centers até o ano que vem. A começar pela nova sede, que entra em operação este mês, a empresa deve disponibilizar um novo centro de armazenamento para backup de informações de seus clientes numa área de 225 m². Até 2012, segundo os cálculos da Online Brasil, a empresa deve chegar a 10% de market share, uma vez que divide mercado com empresas que prestam serviços para o usuário final, como a Locaweb, por exemplo.