05/08/09 11h09

Mercado brasileiro ganha destaque no cenário global

Valor Econômico

No acumulado de vendas de automóveis e comerciais leves em todo o mundo, somente cinco países registraram crescimento na primeira metade do ano. O Brasil aparece nessa lista, ao lado de China, Alemanha, Índia e Turquia.

A Jato Dynamics do Brasil, subsidiária da consultoria inglesa, que acompanha o setor automotivo, nota que o grupo de mercados em crescimento vem caindo. Com o total de 1,393 milhão de carros de passeio e comerciais leves licenciados, o Brasil conseguiu um crescimento de 4,2% na primeira metade do ano na comparação com igual período do ano passado.

O diretor da filial brasileira da Jato, Luiz Carlos Augusto, afirma que a grande surpresa no recente levantamento foi o resultado da Alemanha. "Surpreendeu os próprios alemães", afirma. Único país do Primeiro Mundo na lista dos que mais cresceram, a Alemanha colhe os resultados de um programa de incentivo do governo, que ofereceu aos consumidores bônus de desconto para a troca do automóvel. Outros governos da Europa fizeram o mesmo. Mas os alemães saíram na frente. De janeiro a junho foram licenciados na Alemanha 2,144 milhões de carros, o que representou um avanço de 22,6% na comparação com igual período de 2008.

O caso da Turquia é semelhante. Foi graças a um plano de incentivos do governo que as vendas aumentaram 3,7% nos seis primeiros meses do ano. Mas o que mais chama a atenção dos analistas é o crescimento de vendas na China, em contraste com o desaquecimento dos Estados Unidos, até aqui o maior mercado do mundo. As vendas no mercado chinês (4,3 milhões de carros) subiram 24,3% no primeiro semestre enquanto que nos Estados Unidos caíram 35,1% num total de 4,79 milhões de unidades.