10/05/24 15h42

Mercado de veículos eletrificados pode dobrar em 2024

Balanço da Anfavea aponta aumento constante dos licenciamentos de elétricos e híbridos

Automotive Business

As vendas de veículos eletrificados podem chegar a um patamar de 180 mil veículos em 2024. Essa é a projeção da Anfavea, associação das montadoras, após balanço do quadrimestre, quando 51.300 unidades de carros elétricos e híbridos foram negociadas.

O número dos quatro meses já é quase metade do total de 94 mil veículos eletrificados licenciados em todo o ano passado. E na comparação com o mesmo período de 2023, o mercado de veículos eletrificados cresceu 162%.

O desempenho fez a Anfavea apontar projeções de 150 mil a 180 mil unidades entregues de veículos eletrificados até o fim de 2024.

“Embora haja aumento da tarifa de importação, o que se vê é o constante aumento dos emplacamentos de veículos com novas tecnologias, o que é uma tendência natural”, afirmou o presidente da entidade, Márcio de Lima Leite, durante apresentação dos resultados de abril.

Puramente elétricos puxam mercado de eletrificados

De acordo com os dados da associação, os elétricos continuam com a maior fatia emplacamentos do mercado de veículos eletrificados no acumulado do ano. Foram 20.817 unidades de modelos zero combustão, o que representa 40% das vendas totais de modelos com novas tecnologias de propulsão.

Em segundo aparecem os híbridos (leves e funcionais), com 16.529 licenciamentos no quadrimestre, ou 32%. Os 28% restantes ficaram a cargo dos híbridos plug-in, com 13.929 unidades comercializadas.

Além disso, a participação de modelos elétricos em relação ao mercado geral saltou de 0,9%, em 2023, para 3% nestes quatro meses iniciais de 2024. Já o market share dos híbridos e híbridos plug-in foi de 3,4% para 4,4% na mesma base de comparação.

Fonte: https://www.automotivebusiness.com.br/pt/posts/setor-automotivo/mercado-veiculos-eletrificados-dobrar-2024/