29/08/12 10h48

Mercado movimenta US$ 43 bilhões

O Estado de S. Paulo

O Brasil ocupa a terceira posição no mercado mundial de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos. De acordo com os dados da consultoria internacional Euro monitor, o setor brasileiro faturou US$ 43 bilhões no ano passado e ficou atrás apenas de Estados Unidos e Japão.
 
O número é 18,9% maior em relação ao ano anterior, quando a indústria nacional movimentou US$ 36,1 bilhões.
 
Na divisão por categorias, o País lidera o mercado de perfumaria e desodorantes. O setor brasileiro ainda ocupa a segunda posição em produtos para cabelos e banho, produtos para higiene oral, masculinos e infantil.
 
Ao considerar o faturamento com valores livres de imposto sobre vendas, o Brasil registrou R$ 29,4 bilhõesem2011, 7,9% a mais em relação ao ano anterior. É o que mostram os dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec).
 
Em média, o setor cresceu 10,9% em vendas nos últimos cinco anos. Na avaliação da Abihpec, o cenário positivo é resultado de uma série de fatores. Entre eles, a associação destaca o aumento da participação da mulher no mercado de trabalho; lançamentos constantes de produtos; utilização de tecnologia de ponta com consequente crescimento da produtividade e o aumento da expectativa de vida, o que traz a necessidade de conservar uma impressão de juventude. Outro ponto positivo para o segmento foi a ampliação do poder de consumo da classe C.
 
O Boticário é uma das principais empresas do setor. Em 35 anos de história, a rede atingiu 3.260 unidades espalhadas em 1,6 mil municípios.
 
No ano passado, faturou R$ 5,5 bilhões e se tornou a maior rede de franquias brasileira, a frente do McDonald´s.
 
Este mês, o Grupo Boticário, dono das marcas O Boticário, Eudora e Skingen  lançou a rede de lojas de maquiagem Quem Disse Berenice? como estratégia para o grupo continuar a crescer no varejo sem canibalizar a marca principal.
 
A previsão é abrir sete unidades até outubro em São Paulo. A partir de setembro, todas as linhas serão vendidas na internet. A loja vai trabalhar com um portfólio de 500 produtos, entre opções de batons, sombras, esmaltes, perfumes e acessórios. Com sistema de autosserviço, as consumidoras poderão experimentar os itens e contar com a ajuda de uma consultora caso seja necessário.
 
Além da consultoria de maquiagem dentro das unidades, a rede aposta em preços atrativos. Os esmaltes custam a partir de R$ 9,90. Os batons começam com R$ 17,90 e as sombras partem em R$ 21,90.