20/12/10 14h35

Mercado pet movimenta US$ 5,9 bilhões em 2010

Folha de S. Paulo

O mercado de produtos para animais de estimação movimentará cerca de R$ 10 bilhões (US$ 5,9 bilhões) neste ano, um crescimento de 5% em relação a 2009, segundo estimativas de indústrias do setor. Somente o mercado de alimentação industrial para "pets" girou quase R$ 7 bilhões (US$ 4,1 bilhões) no ano passado e, entre janeiro e outubro de 2010, o faturamento cresceu 15%, segundo dados da Anfalpet (Associação dos Fabricantes de Produtos para Animais de Estimação) citados pela fabricante PremieR Pet.

Com o maior hábito de adotar gatos, a demanda por produtos destinados aos felinos cresce mais. "O mercado de ração seca e fresca para gatos cresce mais que o dobro da média", diz Fabíola Perini, gerente de marketing da Nestlé Purina. O volume de ração vendida para gatos cresceu 4% em 2009 no país, já os alimentos para cachorros apresentaram estabilidade. Mas o mercado de cães representou 82% das vendas, o que indica o potencial de expansão para o segmento de gatos.

Somente a Mars Brasil, fabricante da marca Whiskas, possui 42 itens no seu portfólio para gatos. Em dois anos, foram sete lançamentos. O Brasil tem a segunda maior população de animais de estimação do mundo, mas representa só 6% do mercado global de ração. O desafio está em convencer os consumidores dos benefícios da ração. Hoje, apenas 43% dos "pets" são alimentados com ração, segundo a Anfalpet. A Pfizer Saúde Animal, que produz medicamentos e vacinas para "pets", vê um mercado promissor. Jorge Espanha, diretor da Pfizer, estima que o segmento, que hoje representa 11% dos negócios da divisão no país, pode atingir uma fatia de 45% em oito anos.