Mercedes-Benz ganha eficiência com centro de peças em Itupeva
Novo espaço da montadora é mais moderno do que o armazém antigo, que funcionava em Campinas, também em São Paulo
Automotive BusinessApós um ano e meio de operações, a Mercedes-Benz já experiementa ganhos de eficiência em seu novo centro de distribuição de peças, instalado em Itupeva (SP). O espaço é mais moderno do que a área de armazenamento que a empresa mantinha em Campinas (SP).
Segundo a montadora, a nova estrutura, uma das maiores da Daimler Truck fora da Alemanha, tem garantido mais eficiência, agilidade e qualidade no atendimento aos clientes de caminhões e ônibus em todo o país, além de 50 países também antendidos pela unidade.
O novo galpão tem cerca de 60 mil m² dentro do condomínio logístico da HGLG. Quem realiza a operação logística dentro do espaço é a Penske.
O CD abriga cerca de 45 mil itens do portfólio de peças para caminhões, ônibus e agregados, com um total de aproximadamente 9 milhões de peças em estoque. Mensalmente, são distribuídas cerca de 1,5 milhão de unidades, para atender a uma média de 8 mil pedidos por dia.
Mercedes buscou otimização logística
A estrutura foi pensada para garantir velocidade e precisão nos processos. O conceito moderno de verticalização, com pé-direito de 12 metros, permite o uso otimizado do espaço com o auxílio de empilhadeiras específicas.
O centro tem quatro tipos principais de armazenagem: mezanino (peças pequenas), rail pallet rack (peças médias), porta-pallets (peças grandes e pesadas) e storage blocked (peças volumosas de alto giro).
Com o uso do sistema WMS (Warehouse Management System), os processos de recebimento, armazenagem e expedição são gerenciados de forma digital. O que, segundo a Mercedes, torna as entregas de peças mais rápidas.
Nesse esquema, pedidos emergenciais são processados em até 24 horas, enquanto pedidos de reposição expresso são atendidos em até 72 horas, ainda de acordo com a montadora.
Já as exportações variam de dois a cinco dias, conforme o modal logístico utilizado (aéreo, rodoviário ou marítimo).
O estoque contempla também peças de reposição para caminhões clássicos, como Axor Euro 5, Atron e Actros Orion.