04/10/13 15h40

Mercedes-Benz realiza evento de anúncio de investimento em Iracemápolis

Projeto assessorado pela Investe SP irá gerar 4 mil empregos na região

O presidente da Investe São Paulo, Luciano Almeida, e o secretário estadual de Desenvolvimento, Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT), Rodrigo Garcia visitaram nessa quarta-feira, 2 de outubro, a cidade de Iracemápolis, no interior paulista, onde aconteceu o anúncio de investimento da nova fábrica da Mercedes-Benz, que será construída no município.

O empreendimento receberá investimento inicial de R$ 500 milhões, gerando mil empregos diretos e 3 mil indiretos. “Iracemápolis entrará para o mapa global como a cidade da Mercedes. O que vai acontecer com essa cidade ficará para várias gerações. As oportunidades de emprego, não somente na fábrica, mas no setor imobiliário, hoteleiro, restaurante e de serviços serão enormes para a população da região”, destaca o presidente da Investe SP.

A produção da próxima geração de veículos Classe C e o recém-lançado GLA começará no início de 2016, com capacidade para 20 mil automóveis por ano. Além disso, outros 2 mil postos de trabalho deverão ser criados em fase mais avançada.

Garcia destacou a importância da instalação da unidade para o desenvolvimento econômico e tecnológico da região e do Estado. “A Mercedes-Benz vai mudar a vida de muitas pessoas. Esta região será o novo ABC do Brasil, com indústrias automobilísticas de ponta. Se quisermos continuar na vanguarda do desenvolvimento, precisamos criar oportunidades para atração de negócios. São Paulo reúne todas as condições necessárias para uma grande empresa se instalar”, disse.

Também participaram do encontro o diretor de Relações Institucionais da montadora, Luiz Carlos de Moraes, o diretor de Vendas e Marketing de Automóveis da Mercedes-Benz do Brasil, Dimitris Psillakis, o prefeito Valmir Gonçalves de Almeida e os deputados Aldo Demarchi e Antonio Mentor. 

O projeto de investimento para instalação da futura fábrica em Iracemápolis foi assessorado pela Investe São Paulo. “A disputa pelo investimento começou entre quatro estados, depois foram selecionados 21 municípios paulistas, dos quais oito foram visitados pela empresa. Iracemápolis tem que ter muito orgulho de ter sido a vencedora”, disse Almeida.

Sobre a Mercedes no Brasil

A Daimler está representada no Brasil pela Mercedes-Benz do Brasil Ltda., que possui operações das divisões Mercedes-Benz Automóveis, Daimler Trucks, Daimler Buses e Daimler Financial Services. A fábrica da Daimler AG de São Bernardo do Campo é a maior fora da Alemanha e a única onde caminhões, chassis de ônibus e agregados tais como motores, caixas de câmbio, eixos e cabines de caminhões são produzidos no mesmo local. A unidade de Juiz de Fora, que foi incorporada à rede de produção global de veículos comerciais Mercedes-Benz em 2010, tem produzido os caminhões leves Actros e Accelo para o mercado latino-americano desde 2012.