23/11/16 14h54

Mercosul e grupo de 4 países europeus vão negociar acordo

Valor Econômico

O Mercosul e a Associação Europeia de Livre Comércio, conhecida pela sigla inglesa Efta, poderão enfim começar negociação de um acordo de livre comércio no ano que vem, para ampliar os negócios para suas empresas. A Efta é formada pela Suíça, Noruega, Islândia e Liechtenstein, países pequenos, mas com poder aquisitivo entre os maiores do mundo.

Em reunião esta semana em Genebra, seus ministros de Economia deram como concluída a fase exploratória com o Mercosul, "pavimentando o caminho para possíveis negociações de livre comércio no próximo ano".

"Estamos muito interessados num acordo com o Mercosul e vemos que, comparado a alguns anos, o interesse do Brasil e da Argentina também aumentou", afirmou o embaixador Markus Schlagenhof, representante do governo suíço em negociações de acordos comerciais.

Os países da Efta vão agora buscar os mandatos de negociação junto a seus parlamentos nacionais. Uma dificuldade é a questão agrícola, já que há, de um lado, grandes exportadores, e de outro, países que dão os maiores subsídios para seus agricultores, como Noruega e Suíça.

Para Schlagenhof, porém, o Mercosul "está consciente da nossa situação e já é uma boa base para os dois lados se entenderem e encontrarem uma solução", em direção do acordo para troca de preferências para suas empresas.

Na conferência ministerial da Organização Mundial do Comércio (OMC) em Nairobi (Quênia), em dezembro de 2015, os países concordaram com a eliminação imediata de subsídios à exportação por países ricos. Mas Suíça, Noruega e Canadá, que atualmente são os que mais dão esse tipo de ajuda, poderão mantê-los até 2020 no caso das exportações respectivamente de produtos processados (como chocolate), lácteos e carne suína. Nos países em desenvolvimento, o prazo vai até 2018.

O comércio entre os dois blocos alcançou US$ 7,3 bilhões em 2014, com superávit de US$ 2 bilhões para os membros da Efta. Esses países exportam principalmente maquinários, equipamentos médicos, químicos, farmacêuticos, enquanto o Mercosul vende químicos inorgânicos, carne bovina, café, chá.

Na reunião em Genebra, os ministros do Efta manifestaram interesse em concluir negociações de acordo de livre comércio com a Índia e Indonésia em 2017. Ao mesmo tempo, querem avançar em negociações com Malásia e Vietnã. Negociações começaram com o Equador. Também vão expandir o acordo com o México, retomaram discussões com a Turquia, países da África e exploram possibilidade de acordo com o Canadá.