15/10/12 15h45

Mesa redonda discute tecnologia e negócios sustentáveis em São Paulo

Lideranças empresariais, do governo e da sociedade se reúnem para discutir convergência tecnológica e inovações nos setores de energia, construção, transporte e informação

Executivos, formadores de opinião e representantes de governos, da sociedade civil e da academia se reúnem nesta terça-feira, 16 de outubro, em São Paulo, para discutir oportunidades de negócios sustentáveis ligadas à convergência tecnológica. Pela primeira vez na América Latina, o evento VERGE São Paulo será organizado pelo Grupo GreenBiz em parceria com a Report e terá o apoio da Investe SP. Entre as empresas e instituições confirmadas estão GE, IBM, AES, Walmart, USP, FGV, Fiat, Santander, WWF e Secretaria de Energia do Estado de São Paulo. Além disso, haverá transmissão ao vivo por meio da plataforma VERGE Virtual.

Série global iniciada em 2011 pelo GreenBiz, empresa que atua no ramo de sustentabilidade corporativa, VERGE é uma plataforma de diálogo internacional focada em aspectos de tecnologia e inovação. No formato de mesa-redonda, os participantes discutem as contribuições da convergência tecnológica para os setores de energia, construção, transporte e informação, em uma dinâmica que prioriza a interação com o público.

Entre os temas que serão abordados, o impacto das tecnologias sobre o cotidiano e os negócios das cidades, tais como redes inteligentes e veículos elétricos, e as oportunidades nacionais de promoção de inovações por meio de parcerias e novos modelos de financiamento. Para participar do evento pela internet, basta se cadastrar no VERGE Virtual.

“Acreditamos que um modelo de negócios mais sustentável só é possível por meio de nossa capacidade de inovar e de integrar novas abordagens na forma como os negócios são conduzidos”, disse Alvaro Almeida, sócio-diretor da Report. “Estamos muito felizes de poder contribuir com o VERGE São Paulo, já que o evento facilitará o diálogo e a colaboração multissetoriais para avançar nos campos de inovação e sustentabilidade.”

“O VERGE reúne o ecossistema emergente de promotores de inovações de negócio, empreendedores e lideranças públicas para explorar oportunidades de eficiência radical”, diz Eric Fautor, CEO do GreenBiz. “Levando em conta que o Brasil continua a expandir sua infraestrutura sem deixar de considerar o desenvolvimento sustentável, temos a confiança de que o VERGE São Paulo vai oferecer uma oportunidade inédita de impulsionar mudanças significativas e duradouras”, complementa.
 
Entre os temas-chave da discussão em São Paulo, estão:

Informação: Como a transmissão massiva de dados e a força da computação estão modificando e permitindo aos sistemas de transporte, utilidade pública, frotas e comunicação produzir novos benefícios para negócios e consumidores.
 
Energia, serviços de utilidade pública e a nuvem: Como processos e aplicativos de TI baseados em sistemas de nuvem estão sendo usados para maximizar a eficiência e a confiabilidade em data centers e sistemas.

Cadeias de fornecimento inteligentes: Compartilhamento de dados e informações como ferramentas para reduzir o risco e criar vantagens competitivas nas cadeias de fornecimento globais.
 
Cidades 2.0: Como tecnologias ligadas em rede, parcerias público-privadas e estratégias de sustentabilidade estão mudando a forma com que as cidades fornecem soluções para seus cidadãos e para os negócios nelas instalados.
 
Sobre o GreenBiz
O GreenBiz é uma empresa de mídias integradas que tem como objetivo estruturar e acelerar negócios ligados à sustentabilidade. Por meio do apoio a profissionais que enxergam práticas sustentáveis como elementos indissociáveis de seu negócio, a companhia desenvolve ações de comunicação baseadas em seus canais, como o GreenBiz.com, GreenBiz Events, GreenBiz Intelligence e GreenBiz Connects. Mais informações no site http://www.greenbiz.com/

Sobre a Report
A Report é uma consultoria de sustentabilidade que apoia as organizações em projetos relacionados à gestão e à comunicação de práticas em sustentabilidade, com foco em três áreas: comunicação, consultoria e geração de conhecimento. Com escritórios em São Paulo e no Rio Janeiro – além de braços operacionais com capacidade de atuação em outros estados –, a empresa possui uma rede diversificada de parceiros para trocar experiências e enriquecer seus trabalhos. Mais informações na página http://www.reportsustentabilidade.com.br/report/