22/09/10 14h42

Meta da Azul é ter 20% do mercado em 5 anos

Valor Econômico – 22/09/10

A Azul Linhas Aéreas quer ter 100 aeronaves, atender 70 cidades e ter entre 15% e 20% da demanda doméstica em cinco anos. Essas metas deverão ser alcançadas por meio de crescimento orgânico, diz o fundador da empresa, David Neeleman. Suas projeções indicam que a Azul quer aumentar em cinco vezes sua frota atual, de 20 aviões. Em número de cidades atendidas, a empresa pretende dobrar sua operação, atualmente em 35 destinos. Na participação de mercado, de 6,14% em agosto, a companhia planeja triplicar sua demanda.

O executivo conta que a Azul deverá ter "lucro definitivo" em 2011, após a empresa alcançar economia de escala, com 26 aeronaves, o que acontece até o fim deste ano. "Podemos ser a Southwest brasileira", diz Neeleman, referindo-se à maior empresa aérea de custos e tarifas baixas do mundo. A Southwest tem 544 aeronaves, todas do modelo 737, da Boeing. São em torno de 3,5 mil voos por dia apenas nos Estados Unidos, já que ela não opera voos internacionais. Curiosamente, uma das aquisições protagonizadas pela Southwest foi a da Morris Air, em 1993, pequena empresa aérea de Salt Lake City (Utah), que teve como um dos fundadores o próprio Neeleman. A Southwest também comprou a Muse Air e a Ata Air.

Quando lembrado que a Southwest fez aquisições para crescer e questionado se foi procurado ou procurou companhias aéreas após a criação da Latam, Neeleman garante que não houve qualquer flerte, seja ele internacional ou nacional. Como parte do seu plano de crescimento orgânico, a Azul planeja ter cinco aeroportos que servirão como centros de distribuição de voos (ou hubs). O primeiro e mais conhecido é o de Viracopos, em Campinas. Internamente, a empresa já trata Salvador como hub. Os três restantes o executivo preferiu não revelar ainda.

A recente aquisição de turboélices ATR 42-600, para cerca de 70 passageiros, faz parte da estratégia da Azul de aumentar sua atuação em cidades que não são atendidas pela aviação. O pedido total inclui 40 aeronaves, sendo 20 pedidos firmes e 20 opções de compra. Caso estas últimas sejam exercidas, o investimento total chega a US$ 850 milhões. Neeleman estima que a Azul tem potencial para atender pelo menos 30 novas cidades de médio porte com os turboélices. A Azul também vai continuar a investir no consumidor da classe C. Neeleman informa que uma parceria em curso com o Bradesco será estendida para mais duas instituições financeiras, o Banco do Brasil e o Itaú. Segundo ele, correntistas desses bancos não precisarão ter cartão de crédito para comprar passagens em quatro vezes sem juros.